Novidades
Prevenção de arritmias e morte súbita

HCor realiza palestra gratuita sobre a prevenção das arritmias cardíacas e morte súbita com demonstração prática de primeiros socorros para conscientizar população

No dia 12 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, o HCor - Hospital do Coração, em São Paulo -, promoverá a palestra gratuita para o público “Tonturas, Desmaios e Morte Súbita – Como Podemos nos Proteger?”. Ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Pachón, responsável pelo Serviço de Arritmias do HCor. O objetivo da palestra é esclarecer ao público leigo sobre o diagnóstico, riscos e os novos tratamentos para as arritmias cardíacas, principal causa da morte súbita. Estima-se que no Brasil, 5% da população possui algum tipo de arritmia. Após a palestra, o HCor oferecerá um treinamento, também gratuito para a população, sobre os procedimentos de reanimação cardíaca por meio de bonecos de treinamento, que são utilizados em cursos para profissionais da área de enfermagem bem como para o público leigo.

Apesar dos evidentes progressos como o surgimento de novas técnicas e medicamentos, além da evolução de medidas preventivas, nos Estados Unidos, por exemplo, ocorrem cerca de 450 mil casos de morte súbita por ano. No Brasil, o número chega a 250 mil, ou seja, a cada 2 a 5 minutos ocorre uma morte súbita. Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o HCor atende mais de 1,5 mil pacientes por mês para investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas. “Trata-se de uma questão que merece atenção permanente. O tratamento preventivo das arritmias cardíacas é altamente eficaz permitindo evitar grande número de casos de morte súbita” explica Dr. Pachón.

Um método muito utilizado para o tratamento das arritmias é a ablação por radiofreqüência termo-controlada por computador. Este foi o maior avanço no tratamento das arritmias cardíacas que ocorreu no final do século passado e o HCor foi um dos primeiros Hospitais da América do Sul a realizar este procedimento.

De acordo com o Dr. Pachón, este método permite curar uma grande variedade de arritmias sem a necessidade de cirurgia. “Os focos das arritmias são eliminados sem abertura do tórax, por meio da aplicação de energia de radiofreqüência através de um eletrodo posicionado sob controle computadorizado. O paciente permanece no hospital de um a dois dias, e poderá retornar rapidamente para suas atividades”, esclarece.

Serviço de Arritmias Cardíacas do Hospital do Coração:

O HCor desempenha um importante papel nas pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento das arritmias cardíacas. Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o Hospital atende mais de 1,5 mil pacientes por mês para investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas.

Um dos diferenciais do Serviço de Arritmias HCor é o Web-Looper, equipamento portátil que grava o ritmo cardíaco e envia o eletrocardiograma, em tempo real, via internet, diretamente para o médico, permitindo um diagnóstico imediato a prevenção e o tratamento das arritmias. Outro grande avanço no auxílio aos pacientes que sofrem deste distúrbio são os ressincronizadores cardíacos, que são marcapassos especiais que apresentam pelo menos três eletrodos. Estes marcapassos promovem a estimulação sequencial do coração em vários pontos, sincronizando as paredes cardíacas.

“Este recurso permite aumentar a eficiência do coração que apresenta insuficiência cardíaca bem como a melhora da qualidade de vida e a redução da mortalidade destes pacientes”, salienta Pachón.

O HCor sempre foi inovador e pioneiro, buscando oferecer aos seus pacientes os mais avançados recursos, tanto de diagnóstico quanto de tratamento. A Instituição reúne profissionais especializados e equipamentos de ponta para oferecer o que há de melhor na cardiologia mundial, tendo se transformado num centro de referência para o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

Inovação e tecnologia para o tratamento das arritmias:

O Serviço de Arritmias do HCor é pioneiro na utilização de sistemas computadorizados de navegação tridimensional e mapeamento espectral de arritmias. A superfície interna do coração pode ser reproduzida em um computador e a movimentação precisa dos eletrodos pode ser obtida por tecnologia de realidade virtual em três dimensões.

Para o tratamento das arritmias cardíacas o HCor dispõe, também, além dos modernos medicamentos da farmacologia mundial, de desfibriladores e de marcapassos cardíacos, que são pequenas próteses altamente eficazes que previnem ou promovem a imediata recuperação das arritmias que causam parada cardíaca e, dessa forma, evitam a morte súbita. O implante é realizado sem a necessidade de abertura do tórax e o paciente tem alta hospitalar de até dois dias.


Dados alarmantes:

♥ Estima-se que 90 milhões de pessoas apresentam insuficiência cardíaca no mundo;

♥ 5% da população brasileira possui algum tipo de arritmia;

♥ 450 mil casos de morte súbita por ano nos Estados Unidos;

♥ 250 mil casos de morte súbita por ano no Brasil;

♥ A cada 4 ou 5 minutos ocorre 1 morte súbita no Brasil.


Anote na agenda:

Palestra: “Tonturas, Desmaios e Morte Súbita – Como Podemos nos Proteger?” com o Prof. Dr. José Carlos Pachón – Responsável pelo Serviço de Arritmias do HCor – Hospital do Coração e Demonstração Prática de procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (reanimação) para a população com o Dr. Hélio Penna e enfermeiro Antonio Cláudio de Oliveira

Data: 12 de novembro (quinta-feira)

Horário: às 10h

Local: Auditório 1 do Hospital do Coração – Rua. Desembargador Eliseu Guilherme – 147 – Paraíso

Entrada franca

Agendamento: 3053-6611

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas