Novidades
Vacina contra câncer do colo do útero

Primeiro estudo comparativo entre as vacinas contra o câncer do colo do útero

O primeiro estudo comparativo entre as duas vacinas contra o câncer do colo do útero disponíveis no Brasil indicou que a vacina Cervarix®, produzida pela GlaxoSmithKline (GSK), oferece maior proteção às mulheres contra a infecção pelo vírus do HPV. O estudo, divulgado recentemente no 25º Congresso Internacional sobre HPV, que reuniu especialistas do mundo inteiro na Suécia, foi apresentado aos médicos brasileiros no dia 5 de junho, em seminário internacional, em São Paulo.

Participaram do estudo mulheres entre 18 e 45 anos. As análises indicaram que os níveis de anticorpos neutralizantes de Cervarix® entre as mulheres de 18 a 26 anos foram 3,7 vezes maiores que os proporcionados pela vacina Gardasil®, da Merck & Co, para o HPV tipo 16, e 7,3 vezes maiores para o HPV tipo 18. Ambos os tipos de HPV são oncogênicos, causadores de câncer do colo do útero. Esses resultados são extremamente significativos em termos estatísticos. Além disso, a proporção de mulheres que apresentou níveis detectáveis de anticorpos neutralizantes foi maior no grupo que recebeu a vacina Cervarix®. Comparada à vacina Gardasil®, a vacina Cervarix® também produziu praticamente três vezes mais células B de memória para os HPVs 16 e 18.

O Dr. Júlio Teixeira, responsável pelo setor de oncologia ginecológica do Hospital da Mulher da UNICAMP (CAISM), esteve presente no Congresso da Suécia e observou que “a prevenção do câncer de colo uterino é uma prioridade da saúde pública, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. Estamos felizes com esses resultados e por saber que eles ajudarão a disseminar o entendimento da função da Cervarix® na proteção das mulheres contra o câncer de colo uterino."

Câncer do colo do útero / Câncer cervical

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, 500 mil mulheres em todo mundo sofrem de câncer do colo do útero e pelo menos 250 mil morrem. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer se desenvolve quando uma infecção pelo vírus HPV se torna persistente e progride.

Já foram identificados mais de 100 tipos de HPV, sendo que cerca de 15 tipos são considerados causadores de câncer, oncogênicos. Os HPV tipos 16 e 18 juntos são responsáveis por aproximadamente 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo.

Sobre a vacina contra o câncer do colo do útero da GSK

Até o presente, a vacina contra o câncer do colo do útero da GSK já foi aprovada em 95 países no mundo todo, incluindo os 27 países membros da União Européia, Brasil, México, Argentina, Colombia, Panamá, Austrália, Cingapura e Filipinas. Licenças de comercialização foram submetidas em 28 países adicionais incluindo o Japão.

Na Austrália, Panamá e no Reino Unido, a vacina contra o câncer do colo do útero da GSK está disponível na rede pública para vacinação em meninas.


Matéria que você vai gostar de ler mais:

1) HPV, proteja-se

2) Cigarro e HPV

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas