Novidades
75% da radiação solar não é adquirida somente no Verão

Exposição ao sol não deve ser prevenida somente no verão, mas também, no dia-a-dia

No verão é comum as pessoas correrem em busca do bronzeado perfeito, mas o que muitas delas se esquecem, são dos cuidados com a pele. De acordo com uma pesquisa apresentada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2007, são 60 novos casos de câncer de pele a cada 100.000 habitantes.

Além disso, com as altas temperaturas, a exposição excessiva ao sol aumenta mesmo no caminho do trabalho para casa. Trabalhos recentes mostram que a maior taxa de radiação aos quais as pessoas são expostas, 75% é no período de não exposição em praias, piscinas, no verão em geral e sim, no dia-a-dia.

Desta forma, é imprescindível ressaltar a importância do uso de protetores solares que, atualmente, muitos dos disponíveis no mercado são fáceis de espalhar, têm a proteção mais duradoura, são mais eficazes, e começam a proteger no instante da aplicação.

De olhos nesses aspectos, a indústria mundial desenvolve fórmulas cada vez mais apropriadas para tentar aumentar a adesão dos pacientes principalmente, dos brasileiros. O filtro solar movimenta anualmente 1 bilhão de dólares em todo o mundo, só o Brasil tem 16% desse mercado. Ano a ano, com a conscientização da população brasileira, o uso não se restringe somente em praias, sítios ou clubes, mas também, é adotado no cotidiano de cada um, o que faz o consumo aumentar em 21% anualmente.

O uso dos filtros solares demonstram que, além de evitar manchas escuras como o melasma e a melanose solar, as claras como a leucodermia, aparecimento de pequenos vasinhos, alteração da textura conhecida como poiquilodermia, evitam o envelhecimento precoce, os tumores e o câncer de pele.

O Dr. Marcelo Bellini, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá dicas e truques de como utilizar o filtro solar e se proteger nesta alta estação. Confira:

Filtro Solar:

ü Fator de proteção: O FPS que é ligado a proteção UVB tem se orientado a utilização de números mais altos visto que, em geral, as pessoas não utilizam o volume adequado para conferir aquela proteção de embalagem.

O volume necessário é de 2ml/cm² do corpo, em geral um adulto tem 2m² portanto necessitaria por aplicação de 40ml ou seja 1 xícara de café.

UVA

ü Proteção UVA: Num passado não muito remoto acreditava-se que o UVA era o responsável pelo envelhecimento da pele, mas não estaria diretamente envolvido com aparecimento de câncer de pele. Atualmente sabemos que o UVA é também, responsável pelo dano do DNA das células da pele e, portanto, envolvido com aparecimento de tumores. E surge o conceito de UVA longo e UVA curto. Cada vez mais é possível encontrar nas embalagens determinações de proteção ao UVA que são: PPD, cruzes (+/++/+++), padrão australiano, entre outros.

ü Numa nomenclatura internacional atualmente aceita-se com protetor eficiente o PPD como valor de 1/3 do FPS,ou seja FPS 30 com PPD 8 a 10.

Novidades do mercado de proteção

ü Novos princípios ativos: Tinosorb M, Tinosorb S que conferem proteção UVB e UVA, Uvinul A plus forte proteção UVA, silassomas e outras complexas como Helioplex® e Mexoryl® patenteadas por empresas.

O princípio ativo muito utilizado é a avobenzona que ao absorver a luz é instável e que pode “quebrar” perdendo o seu potencial de proteção após 30 minutos de exposição. Daí a necessidade de estabilização desta molécula com outros ativos, exemplo: octocrileno, oxibenzona, tinosorb, entre outros.

ü Tendência mundial na substituição dos parabenos (conservantes) muito utilizados por serem eficazes e de baixo custo. Daí a denominação PARABENO – FREE, pois surgiu polêmica frente a trabalhos que mostram o potencial hormonal (estrogênio) dos parabenos.

ü Veículos: Cada vez mais cosmeticamente aceitos, com toque seco, que controlam oleosidade, sprays (para couro cabeludo e área de pêlos), géis sem toque que grude, com efeito mate (que tiram o brilho), com colorações (que tem função de maquiagem estética ou corretiva), wipes (lenços umedecidos) de fácil aplicação durante o dia.

ü Combinação com antioxidantes para aumentar a proteção e reduzir o dano do DNA das células que são: Polypodium leucotomos (extraídos de uma samambaia da América Central), vitamina C, vitamina E, extrato de Senna Alata (planta da América Latina), semente de café, fewer few, entre outros.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas