Novidades
Diagnóstico gratuito de lombalgia

No próximo dia 29 de novembro o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho realiza o "Diagnóstico Gratuito de Lombalgia". A ação faz parte da campanha DOR: EU SOU SEXO FORTE! desenvolvida em atenção às dores que mais acometem as mulheres. Os atendimentos são gratuitos, realizados do período das 8h30 às 17h30 - Rua Peixoto Gomide, 613 - 8o andar, por meio de agendamento por telefone.

A lombalgia é caracterizada por dor que acomete as regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar, podendo ser irradiada para as nádegas ou pernas, por meio do nervo ciático.

Segundo o Dr. Alexandre Elias, coordenador do atendimento gratuito para o Diagnóstico da Lombalgia, "o problema é um dos mais recorrentes da medicina, acometendo cerca de 90% da população em alguma fase de sua vida, sem comprometimento de funções. Deste percentual, em média 20% apresentam algum problema mais sério que pode levar a incapacitação e afastamento das principais rotinas diárias por períodos longos ou mesmo definitivamente".

Causas da lombalgia - A grande maioria das dorsalgias é causada por entorses, distorções, trauma ou em função de deformidade da estrutura anatômica. Cerca de 10%, no entanto, apresentam dorsalgia por doenças sistêmicas.

O fechamento do diagnóstico depende de minucioso levantamento do histórico do paciente. Os fatores que levaram ao desencadeamento da dor, bem como a sua natureza e duração, são os mais relevantes a serem considerados.

A dorsalgia pode ser influenciada por má qualidade do sono, fadiga, sedentarismo e fatores psicossociais. A percepção e o relato da dor pelo paciente, assim como o grau de disfunção estão diretamente ligados a estes fatores e também influenciam os resultados do tratamento.

A lombalgia também pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, condicionamento físico inadequado, erro postural, falta de ergonomia no trabalho, osteoartrose da coluna; osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose.

O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir redução de peso, exercícios para melhorar o tônus e a resistência muscular e melhora da postura. Os analgésicos também podem ser utilizados, por tempo determinado, bem como a infiltração de corticosteróides e anestésicos locais para casos de lombalgia crônica associada à síndrome miofacial ou fibromialgia. Para dores sem resposta ao tratamento conservador, a cirurgia pode ser indicada.

Na ação do dia 29/11, além do exame clinico, será realizado exame de termometria infravermelha e encaminhamento de casos para a equipe de fisioterapia do Centro de Dor.


Ficha Técnica - Diagnóstico Gratuito - Lombalgia

Dia
29/11/2008 - das 8h30 às 17h30

Local
Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho
Rua Peixoto Gomide, 613 - 8o andar

Inscrição
Gratuita - telefone: 3147-9860 e 3147-9881




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas