Novidades
Redução do estômago por via endoscópica!

TECNOLOGIA APLICADA À MEDICINA

Cirurgias rápidas, sem cicatrizes, menos tempo no hospital e pós-operatório sem dor. Estas são apenas algumas vantagens das técnicas cirúrgicas que utilizam orifícios naturais do corpo e que já são realidade no Brasil

Considerada experimental até pouco mais de dois anos, a cirurgia endoscópica através de orifícios naturais (sem cortes no paciente) vem ganhando destaque no mundo por suas características minimamente invasivas e vantagens em relação a outros procedimentos cirúrgicos.

Esse tipo de cirurgia é realizada através de vias de acesso (boca, vagina e ânus) utilizando equipamentos de tecnologia avançada essa modalidade cirúrgica representa um passo à frente em relação a cirurgia laparoscópica, com a vantagem de eliminar incisões, uma vez que combina técnicas endoscópicas para acessar o interior do abdômen através de orifícios naturais. Entre os benefícios do procedimento estão o menor tempo de cirurgia, a recuperação mais rápida dos pacientes, ausência de dor e cicatriz no pós-operatório, pouco tempo de internação e conseqüentemente menor custo para pacientes, convênios ou saúde pública. Outras vantagens importantes atribuídas são: menor incidência de hérnias, infecção de ferida operatória e aderências. Como as cirurgias endoscópicas abreviam também o tempo de internação, elas certamente têm um impacto positivo no bolso do paciente.

O Brasil é um dos pioneiros neste tipo de cirurgia. A grande novidade fica por conta da técnica Stomaphyx, uma cirurgia bariátrica sem cortes. Já foram realizadas entre o período de Julho a Setembro mais de dez cirurgias utilizando o novo procedimento em diversas cidades brasileiras. No mundo, a técnica do Stomaphyx já foi utilizada em mais de 500 pacientes com absoluto sucesso.

“O procedimento representa um avanço enorme para os pacientes que passaram por cirurgias de obesidade e voltaram a engordar. Para essas pessoas a única alternativa é uma nova cirurgia. Nos métodos laparoscópicos convencionais ou numa cirurgia a céu aberto o procedimento duraria cerca de 4 horas, colocaria em alto risco a vida do paciente e o pós-operatório seria bastante criterioso. Coma nova técnica minimamente invasiva feita através de endoscopia, a cirurgia dura no máximo meia hora,o paciente tem alta no mesmo dia e já pode voltar às suas atividades normais” comenta o Dr. Sérgio Roll, que já operou vários pacientes no Brasil utilizando o novo procedimento.

O avanço tecnológico nesse tipo de cirurgia anda a passos largos. O mesmo recurso também executa cirurgias para combater o refluxo gástrico e deve chegar por aqui até o final deste ano após aprovação pela ANVISA. No exterior os procedimentos já foram aprovados pelo FDA.

TÉCNICA INÉDITA NO BRASIL FACILITARÁ A VIDA DE PACIENTES OBESOS que foram OPERADOS E VOLTARAM A GANHAR PESO

O Stomaphyx, nova técnica de cirurgia endoscópica, sem incisão, para o controle da obesidade, traz diversos benefícios aos pacientes que necessitam uma cirurgia bariátrica revisional

Cerca de 10% dos obesos que fazem cirurgia de redução de estômago volta a engordar. Uma nova técnica de cirurgia de menor risco chega ao Brasil e pode ajudá-los. Trata-se de um procedimento utilizando um aparelho chamado Stomaphyx, que contribui no controle da saciedade de pacientes que voltaram a ganhar peso após a cirurgia bariátrica tradicional e que sofreram o alargamento do estômago.

O procedimento segue uma nova tendência de cirurgias utilizando orifícios naturais neste caso feita através de endoscopia. Com menos dor,alta mais rápida, sem incisões e cicatrizes, com baixa taxa de complicações e mais rapidez na recuperação a cirurgia já esta sendo feita em vários hospitais brasileiros.

Para que a técnica de “aproximação tecidual”, feita pelo Stomaphyx, seja realizada, é introduzido um endoscópio flexível pela boca do paciente até o estômago, transportando uma câmera de fibra-óptica e uma ferramenta tubular cirúrgica. O tecido do estômago é puxado por sucção pelo dispositivo e aproximadamente 35 prendedores em “formato de um H”, são postos estrategicamente na parede estomacal, para criar pregas nos tecidos e reduzir o tamanho do órgão.

Desde Julho foram feitas mais dez cirurgias no Brasil (São Paulo, Curitiba e Salvador) utilizando o Stomaphyx, com pleno êxito. “A recuperação dos pacientes tem sido muito satisfatória e todos voltaram a perder peso” comenta o Dr. Sérgio Roll, cirurgião que acompanhou as cirurgias feitas por médicos internacionais que estiveram no Brasil para demonstrar a técnica.

Segundo o Dr. Roll, uma cirurgia como essa utilizando os procedimentos convencionais laparoscópicos ou a céu aberto levaria no mínimo 4 horas, com taxa de 2% de morte e 20% de morbidade. Com a nova técnica cada cirurgia dura em média 30 minutos, os pacientes recebem alta em poucas horas, saem se alimentando e retomam a rotina de suas vidas normalmente, tornando-se, portanto, uma boa opção para as pessoas que precisam realizar uma cirurgia revisional e necessitam de minimizar riscos, além de obter mais rapidez na recuperação após o tratamento.

A cirurgia é novidade, mas já causa grandes expectativas por utilizar apenas a via endoscópica, sem incisões, de recuperação rápida. O Brasil é o primeiro país da América Latina na utilização do equipamento. Os primeiros procedimentos foram feitos em pacientes que voltaram a ganhar excesso de peso alguns anos depois da cirurgia de obesidade.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas