Novidades
Prossegue campanha sobre fotoproteção no inverno em Campos do Jordão



A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD RESP), o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) estão realizando a segunda fase da “Ação nas Montanhas”, campanha de Prevenção do Melanoma (tipo mais grave do câncer de pele), até o dia 27 de julho, na cidade de Campos do Jordão. Com o apoio da Prefeitura de Campos do Jordão, o Programa prevê a distribuição de folhetos e a instalação de uma loja no Centro Turístico de Capivari, das 11h às 20h, com a presença de promotores divulgando a necessidade de se proteger a pele dos raios solares, mesmo no inverno e, principalmente em locais de altitude. Veja a íntegra do folheto abaixo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são diagnosticados cerca de 120 mil novos casos de câncer de pele por ano.

O presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma, idealizador da campanha, Mauro Enokihara, explica que o objetivo é alertar a população sobre um perigo invisível: os raios ultravioletas emitidos pelo sol, que também são nocivos quando há baixas temperaturas. “O conceito sobre fotoproteção já está bem sedimentado na população durante os meses do verão. Neste momento, precisamos divulgar a importância da proteção solar também no inverno, em dias nublados e em locais de altitudes, como em Campos do Jordão”, reforça o dermatologista.

Segundo o presidente da SBD RESP, Dr. Dilhermando Calil, “as altitudes mais altas favorecem a maior incidência dos raios ultravioletas do sol (UVA e UVB) na pele. Os problemas causados pela exposição solar desprotegida, que muitas vezes só se revelam a médio ou longo prazo, podem e devem ser evitados, bastando utilizar sempre filtros solares, além de outros fatores de proteção como boné, chapéus e roupas adequadas”.


A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir a pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer de pele, sendo o melanoma o tipo mais grave.


Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares, portanto, o fato de não ficar vermelha, não significa que a pele não sofreu a ação danosa da radiação UV. A radiação UVA não causa queimaduras, mas danifica a pele. Portanto, o sol de inverno que parece não causar problemas, na verdade também está prejudicando a pele, favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento precoce e predispondo ao aparecimento do câncer de pele.

A primeira fase da campanha foi realizada no feriado de Corpus Christi, de 22 a 25 de maio, também em Campos do Jordão. Foram distribuídos mais de 20 mil folhetos em 78 pontos da cidade (lojas, farmácias, praças, shoppings, restaurantes e hotéis).




Melanoma: proteja-se!


Conheça abaixo as dicas apresentadas nos folhetos que serão distribuídos durante a campanha:


Os raios ultravioleta (UV) induzem a queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, após exposição solar desprotegida, podem levar ao câncer de pele, sendo o melanoma um dos mais graves. Para proteger você e seus filhos dos riscos que esses raios provocam, alguns cuidados são fundamentais:

Prefira fazer exercícios ao ar livre até às 10h e após as 16h;
Use camiseta;
Use boné com aba ou chapéu;
Use óculos escuros com proteção UV;
Use filtro solar com FPS maior do que 15.

Lembre-se: essas precauções valem também para os dias nublados e para locais de altitudes.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas