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Pesquisa revela que 79% dos brasileiros usam protetor solar

Fator de proteção para rosto e corpo tem o FPS 30 ou 15 para maioria das pessoas

O Instituto de pesquisas Qualibest (www.qualibest.com.br) acaba de finalizar uma pesquisa com 1959 pessoas, pertencentes às cinco regiões do país, para avaliar a preocupação dos brasileiros com o uso do protetor solar. O estudo abordou a freqüência de compra e uso de protetores, o fator de proteção mais procurado e as marcas mais lembradas na hora da compra.

O resultado da pesquisa apontou que 79% dos entrevistados usam protetor solar. Entre eles, 76% utiliza o produto tanto no corpo quanto no rosto, 10%, de maioria masculina, passa protetor somente no corpo, e 14% protege apenas o rosto. Já o fator de proteção escolhido pela maioria das pessoas, tanto para o rosto quanto para o corpo, é o FPS 30 ou 15. Os entrevistados utilizam muito mais a loção branca aos outros tipos de protetores. O gel é um pouco mais utilizado no rosto do que em comparação ao corpo.

Entre os respondentes, 24% aplicam protetor solar diariamente no rosto e 9%, no corpo. Para 16%, a freqüência com que protegem o corpo varia de duas ou três vezes ao mês e 13%, busca proteger o rosto a cada dois meses e o corpo, uma vez a cada semestre.

Praias e piscinas são as principais situações em que os respondentes procuram proteger o corpo e o rosto do sol. Outra situação recorrente são as férias, seguido da prática de esportes. O protetor é usado diariamente no rosto por 43%, e no corpo, apenas 21%. Quando questionados sobre a reaplicação do protetor solar: 22% costumam fazê-la após entrar na água ou suar excessivamente e 21% afirma não reaplicar o produto. Após uma ou duas horas, somente 18% costuma reaplicar o protetor no corpo todo.

Entre os entrevistados, 61% compram e utilizam um protetor solar e a sua maioria pertence ao público feminino e é da região sul do Brasil, em contraste com os 15% dos que não compram e não utilizam protetores, sendo estes a maioria homens, da região do nordeste do país.

Para 31%, a freqüência de compra dos protetores pode variar de uma vez ao ano ou a cada seis meses, seguida de 23%, com freqüência de dois a três meses. No momento de decisão de compra dos protetores, 30% pesquisa preços e compra com antecedência, seguido de 18% que compra na última hora por precisar usar e outros 18% que compram com antecedência sem pesquisar preços mais em conta. Caso o protetor desejado não seja encontrado, 51% parte para outro lugar e mantém a fidelidade ao protetor que costuma usar, enquanto que 33%, compra um produto de outra marca, mas na mesma faixa de preço.

A top of mind dos protetores solares é a Sundown com 68% de menções, é vista como uma marca que faz bastante propaganda, está sempre inovando, tem proteção prolongada e não sai na água. Além disso, Sundown é a marca preferida por 49%; a mais usada por 31%; e a que tem a propaganda mais lembrada para 52%. Em segundo lugar no conhecimento espontâneo ficou a marca Nivea/Nívea Sun (10%), seguida da Cenoura & Bronze, (6%). Outras marcas com conhecimento espontâneo menor que 5% são: Coopertone, Natura, Loreal, Avon, Sunblock, Johnson&Johnson e Episol.

Dados da Pesquisa

Coleta: Questionário estruturado de auto-preenchimento disponível no site do QualiBest, a partir de e-mails enviados aos respondentes.

Amostra: Foram realizadas 1959 entrevistas, em todo o Brasil, com homens e mulheres, classes ABCD, com idade de 18 anos ou mais, cadastrados no Painel QualiBest.

Instituto QualiBest – Há oito anos no segmento de pesquisas de mercado via Internet, o Instituto QualiBest já conta com mais de 80 mil usuários cadastrados em todo o país e oferece uma série de ferramentas que podem servir como subsídio para futuras reportagens, tais quais: pesquisas quantitativas, discussões digitais, painéis on-line, relatórios de e-commerce, entrevistas dirigidas sobre mercados específicos, testes de qualidade de sites, estudos sobre posicionamento e reposicionamento de marcas e imagens, além de testes e estudos sobre a eficácia de campanhas publicitárias. Entre as organizações que já realizaram pesquisas com o Instituto QualiBest destacam-se as agências F/Nazca, JWT, Loducca e Lowe, Banco Panamericano, Banco Real, Basf, Abott, Euro Interaction, Terra, Intel, Telefônica, Nokia e Samsung.




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