Novidades
Atenção fumantes, empresas te rejeitam

Mais de 81% dos selecionadores têm restrição à contratação de fumantes, revela pesquisa

Os malefícios do fumo não se restringem à saúde. Segundo pesquisa exclusiva da Catho Online, o cigarro também afeta negativamente a carreira. É o que mostra um estudo realizado junto a mais de 4,1 mil selecionadores (presidentes, vices, diretores, gerentes e supervisores) de empresas de todo o Brasil.

Mais de 81% dos selecionadores consultados, que participaram da pesquisa “A Contratação, A Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros”, declararam ter alguma restrição à contratação de fumantes. O índice de rejeição foi ainda maior entre os presidentes e diretores, conforme mostram os dados da tabela abaixo.

Índice de rejeição dos recrutadores à contratação de fumantes


A comparação com pesquisas anteriores realizadas pela Catho Online mostra que a restrição à contratação de profissionais fumantes pelas empresas vem crescendo ao longo dos anos. Acompanhe a tabela comparativa exposta abaixo.



Dos 12.122 profissionais de todo o País entrevistados na pesquisa “A Contratação, A Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros”, 13,35% declararam-se fumantes e 86,65%, não-fumantes (25,63% são ex-fumantes e 74,37% nunca fumaram). Curiosamente, o maior percentual de fumantes foi verificado entre os níveis hierárquicos mais elevados: mais de 20% dos presidentes e gerentes-gerais fumam. A tabela abaixo detalha o perfil dos fumantes e não-fumantes conforme seus níveis hierárquicos.

Perfil de fumantes e não-fumantes: nível do cargo do respondente



A comparação com pesquisas anteriores realizadas pela Catho mostra uma queda superior a seis pontos, nos últimos 10 anos, no percentual de profissionais fumantes. Entretanto, entre 2005 e 2007, a queda foi inferior a 0,5 ponto percentual.

Percentual de fumantes x pesquisas anteriores



"A preocupação com a saúde é bem mais acentuada atualmente, e a população em geral está cada vez mais consciente dos malefícios provocados pelo cigarro. É importante destacar que o tabagismo também influi na trajetória profissional, embora poucas pessoas estejam atentas a isso. A tendência de rejeição das empresas à contratação de fumantes, conforme mostra a nossa pesquisa, não surpreende e pode ser explicada por diversos fatores", analisa Adriano Arruda, diretor-geral da Catho Online e coordenador do estudo.



Serviço:
Catho Online
www.catho.com.br




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas