Novidades
No Brasil, 1º anticorpo humano para tratamento da psoríase crônica

A Abbott recebeu aprovação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para comercialização no Brasil do único anticorpo monoclonal totalmente humano, HUMIRA® (adalimumabe), para o tratamento de pacientes adultos com psoríase crônica em placas.

Apesar da psoríase ocorrer em pessoas de todas as idades, a doença costuma aparecer em pacientes por volta dos 15 e 35 anos de idade e até o momento não tem cura. Em recente pesquisa da Fundação Nacional de Psoríase dos EUA, perto de 40 por cento dos pacientes de psoríase apresentou sentimento de desamparo e baixa auto-estima como resultado de sua doença.

A psoríase varia de pessoa para pessoa e o tratamento depende muito do tipo, da localidade, da gravidade, da idade e do histórico médico do paciente; a meta principal do tratamento é reduzir a espessura, a vermelhidão, a escamação e o prurido da pele. O tratamento pode incluir agentes tópicos, fototerapia ou medicação sistêmica (oral ou injetável).

A Abbott recebeu aprovação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para comercialização no Brasil do único anticorpo monoclonal totalmente humano, HUMIRA® (adalimumabe), para o tratamento de pacientes adultos com psoríase crônica em placas - uma doença auto-imune, sistêmica, caracterizada por lesões de pele, algumas vezes dolorosas, que sangram e coçam. Até a aprovação de HUMIRA, eram poucos os recursos avançados para o tratamento da doença em estágio de moderado a grave.



Estudos realizados nos EUA, Canadá e Europa, envolvendo um total de mais de 1500 pacientes demonstraram que:

· Mais da metade dos pacientes tratados com HUMIRA teve 90% dos seus sintomas melhorados.

· Um em cada cinco pacientes conseguiu clareamento total da pele.

· Três quartos dos pacientes apresentaram 75 por cento, ou mais, de clareamento da pele.


A psoríase é mais do que simplesmente uma doença de pele – é uma doença auto-imune, que requer um tratamento sistêmico. Na psoríase, a pele se auto-ataca e cria lesões dolorosas e com escamação, que podem rachar e sangrar. Além dos sintomas visíveis e debilitantes, as pessoas convivendo com psoríase podem apresentar baixa auto-estima, tendência a isolamento social e, muitas vezes, sintomas de depressão. Cerca de 30 por cento dos pacientes com psoríase também desenvolvem artrite psoriásica, uma condição que combina os sintomas dermatológicos com os sintomas da artrite, incluindo dor e inflamação nas articulações.

Ação de HUMIRA

HUMIRA assemelha-se aos anticorpos normalmente encontrados no organismo. Age bloqueando o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), uma proteína inflamatória que, quando produzida em excesso, desempenha papel-chave nas respostas inflamatórias de algumas doenças auto-imunes.

Atualmente, HUMIRA está aprovado em 75 países e trata mais de 250.000 pessoas em todo o mundo. Estudos clínicos estão em desenvolvimento para avaliar o potencial de Humira em outras doenças auto-imunes.

"HUMIRA tem demonstrado sua versatilidade e efetividade no tratamento de várias doenças auto-imunes e esta aprovação amplia os recursos terapêuticos disponíveis para dermatologistas e outros especialistas que cuidam de pacientes com psoríase”, afirma Dra.Clarice Sztajnbok, Diretora Médica da Abbott Brasil.

No Brasil, HUMIRA já está aprovado para uso em artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e doença de Crohn, além de psoríase.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas