Novidades
Síndrome da segunda-feira: cure a neura do domingo com atividade física

Noites de domingo são uma tortura para muitos, pois anunciam o fim do descanso e o início de mais uma semana de trabalho. Não são poucas as pessoas que acordam na segunda-feira com vontade de ficar mais tempo embaixo da coberta e indispostas para, como se diz, pegar no batente. Ao contrário do que se pensa, isso não é preguiça, e sim uma resposta natural do organismo ao fim de semana. Quem se dedica integralmente de segunda a sexta a trabalhar e estudar cria uma expectativa muito grande quanto ao sábado e domingo. Os dois dias acabam se tornando insuficientes para tudo o que se planeja, principalmente para o descanso. A pessoa fica frustrada e começa a semana já em marcha lenta. Em geral, o sintoma denuncia insatisfação com o trabalho, mas há quem, mesmo contente com o que faz, não consiga relaxar.


Para evitar a síndrome da segunda, como a chamam alguns especialistas, o melhor é encontrar espaço também nos dias úteis para o lazer. Assim, no domingo, escapa-se da sensação de que só dali a cinco dias será possível novamente ter algum prazer fora do trabalho. Pode ser um chope gelado na quarta, uma sessão de teatro na terça ou um almoço com os amigos quando a agenda está tranqüila. Para a maioria das pessoas, a noite de domingo significa a volta à realidade. O fim de semana traz promessas de prazer. Se foi bom, é algo que se acabou. Se foi ruim, fica a frustração.


Quando o começo da semana é improdutivo, o restante tende a seguir o mesmo caminho. Há algumas recomendações simples para não cair nessa armadilha:


• Não veja o trabalho como escravidão. Se você não tem o emprego de seus sonhos, planeje meios de conseguir algo melhor;
• Programe-se antes do fim de semana, sem exageros, e cumpra as atividades;
• Não adie o compromisso chato da sexta-feira para a segunda da semana seguinte. Essa é a melhor maneira de passar o sábado e o domingo angustiado;
• Se gosta de encontrar os amigos, marque a happy hour para a segunda. A semana já começa com promessa de lazer.
Também é muito importante não transformar o fim de semana numa extensão dos dias de trabalho. Nesses casos, o domingo à noite torna-se frustrante em dobro.

Quem entra nesse clima não consegue começar a semana com bom humor, o que é muito valorizado no mercado. A outra advertência é sobre exageros. Quem bebe e come muito no domingo corre grande risco de acordar cansado e indisposto no dia seguinte. Quem nada, salta, escala e joga só nesses dias também erra. Mas quem já pratica atividade física regular deve reservar um tempinho para exercitar-se no domingo. Isso dá disposição, prazer e coragem para a segundona.

A síndrome da segunda-feira

Veja quais são os sintomas desse mal e o que fazer para evitá-lo

Se acontece com você: no domingo à noite, se sente deprimido e demora a pegar no sono e, na segunda, se lembra logo cedo de um compromisso chato...
Tente: não marcar tarefas desagradáveis para a segunda-feira. Se não tiver jeito, escolha o período da tarde

Se acontece com você: se sente cansado no início da semana, mesmo que tenha passado o sábado e o domingo relaxando...
Tente: fazer alguma atividade física de segunda a sexta para quebrar o ritmo pesado do trabalho

Se acontece com você: de tão exausto, não consegue pensar em dar uma esticadinha com os amigos depois do trabalho na sexta-feira nem imagina a hipótese de um cineminha no sábado...
Tente adiantar o trabalho nos dias anteriores para sair mais cedo na sexta, se for possível. Assim, o fim de semana torna-se mais longo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas