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Confira os 4 erros mais comuns cometidos em emails corporativos

16/05/2016


Doutora em Linguística pela Unicamp e diretora da empresa de treinamento executivo VRS Cursos, de São Paulo, Vivian Rio Stella foi uma das figuras-chave no Curso Imagem Corporativa, que ocorreu entre 28 e 31 de março na DressCode.

"Terrenos em que "todo mundo sabe tudo", como o da troca de emails de negócios, são os mais cheios de armadilhas - e daquelas que podem custar caro", diz Vivian, que há mais de dez anos dá consultoria e coaching na área. "Para piorar, são falhas que impactam tanto negócios quanto a imagem de quem escreve errado - é um duplo tiro no pé."

Baseada nas aulas que ministrou no evento, Vivian listou 4 pontos em que executivos de empresas de todos os portes mais falham ao se comunicar via email. Confira se você já não caiu em um deles:


1. Não deixar claro o propósito do e-mail
Talvez se queira pedir aumento de preço ou alterar características de um serviço, mas por receio de "ferir os brios" do outro lado se foca nas frases de cortesia, deixando a mensagem ambígua; outra situação é aquela em que a pessoa de fato não escreve bem - e se torna exercício de advinhação decifrar o e-mail.


2. Detalhar demais as informações
É um tipo de erro semelhante ao anterior - porém, aqui, a falha se dá pelo excesso. Usando o mesmo exemplo de aumento de preço, depois de 3 parágrafos sobre os por quês, comos e quandos, qualquer um se perde da informação central do e-mail. Se a ideia é se comunicar, isso já não está ocorrendo.



3. Envolver muitos contatos, sem que todos precisem estar em cópia
A pseudo democracia corporativa e o desejo de manter a "todos" informados costuma causar grandes prejuízos - em especial porque o número de interações em uma troca de emails é proporcional à quantidade de pessoas copiadas. Aquela história de perder a última versão de um relatório começa assim.



4. Redigir e-mail com raiva e transparecer esse sentimento no texto
Que deselegância - e acontece com frequência. Depois não adianta reclamar que o cliente ou fornecedor não vai com a sua cara. Na verdade, você "disse" que não gosta dele, e isso é bem difícil de reverter.




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