Novidades
Quatro dicas para prevenir e amenizar a dor lombar

08/09/2015


Especialista ensina maneiras corretas de executar as atividades do cotidiano

A lombalgia pode ser definida como dor na região lombar, localizada entre a última costela e início do glúteo. Se a dor irradiar para as pernas, dá-se o nome de lombociatalgia, devido ao comprometimento do nervo ciático. Uma grande parcela da população convive com a dor lombar e isso se dá muitas vezes por práticas do nosso cotidiano que são realizadas de maneira errada, ocasionando lesões que se agravam a longo prazo.

A dor lombar pode ser aguda com duração de quatro a seis semanas, ou crônica, que pode durar toda uma vida. As causas mais comuns para a lombalgia é a má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, entre outros.

Pensando nisso, o fisioterapeuta do Centro de Qualidade de Vida (CQV) de São Paulo, Raphael Vilela, separou cinco dicas para prevenir e melhorar as dores agudas de quem já sofre deste mal.

1 – A forma correta de varrer: Já reparou a maneira que um gari varre as ruas? Ele sempre está com uma vassoura com o cabo alongado acima dos ombros e o movimento feito é de empurrar a sujeira para frente, com a coluna ereta. A maioria da população varre a sujeira junto aos pés, curvando a coluna. Desta forma você sobrecarrega a coluna lombar e pode ocasionar lesões com o tempo.

2 – A forma correta de usar uma mochila: Principalmente os jovens tem o costume de carregar a mochila apenas com uma alça e dessa forma você sobrecarrega apenas um lado do corpo. A forma correta é usar sempre as duas alças e manter a mochila próxima as costas e o peso tem não deve exceder 10% do nosso peso corporal.

3 – A forma correta de pegar algum objeto no chão: A forma correta de pegarmos um objeto no chão é de, no ato do agachamento, flexionar o joelho e manter a coluna reta. Caso haja restrições e a pessoa não consiga flexionar os joelhos, recomendo que use um apoio. Essa dica vale para qualquer objeto, desde uma criança a uma tampa de caneta.

4 – A forma correta de deitar e dormir: Ao se deitar deve-se primeiro sentar, depois deitar de lado e levar as pernas até a cama. Para dormir, a melhor posição é a fetal, com um travesseiro confortável no pescoço e entre as pernas. Também pode-se dormir de barriga para cima, pois esta posição não ocasiona problemas lombares.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas