Novidades
Festas juninas: como manter a alimentação saudável nas comemorações de São João

05/06/2015

Populares no mês de junho, as festas juninas também são conhecidas pela gastronomia típica. Especialista alerta sobre os riscos de contaminação

Com a chegada de junho, muita gente tira o chapéu de palha e a camisa xadrez do guarda-roupa para as festas juninas. Conhecidas pelos trajes e danças típicas, essas comemorações também reúnem uma série de tentações gastronômicas, como milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão. Em meio a tantas delícias, como escolher os melhores alimentos e evitar abusos?

De acordo com a Dra. Myrna Campagnoli, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica, são comuns casos de infecções intestinais e intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados nesta época do ano.
Para evitar possíveis contaminações, é importante observar as condições de higiene e limpeza do local, conservação dos alimentos, temperatura ambiente, vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes. “Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica, por exemplo, devem ser consumidas no mesmo dia do preparo”, explica a médica.

O ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que nem sempre acontece neste tipo de evento. A especialista também recomenda que o consumidor fique atento aos produtos como churrasquinhos industrializados, queijo coalho e cachorro-quente. “Veja bem se o local no qual estes produtos são feitos é limpo. E não consuma maionese e ketchup em bisnagas, apenas em sachês individuais”, reforça.

A médica ainda traz algumas dicas para quem quer evitar o aumento na balança no período. Confira:
• Cuidado com a quantidade ingerida: os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanche antes de sair de casa;
• Não abuse do quentão e do vinho quente: o álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que contém açúcar;
• Compense as calorias extras: se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas