Novidades
Principais dicas para prevenir infecção urinária!

27/03/2015

Infecção urinária interna 94 por dia em SP - Mulheres respondem por 66% dos casos e devem redobrar os cuidados


A infecção urinária é tão frequente quanto se imagina. Ela está entre as infecções mais comuns no ser humano, perdendo apenas para as gripes. Trata-se de uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins e a bexiga até a uretra.

O antecedente da infecção urinária é fator de risco para desenvolvê-la. Por esse motivo, pacientes com histórico familiar devem ficar mais atentos. A doença também atinge mais as mulheres porque a vagina fica mais próxima do ânus e a uretra mede 3 cm, enquanto que a dos homens 20.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, em média, 94 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do Estado em decorrência de infecções urinárias.

Somente em 2014 foram registradas 34.343 internações por infecção urinária, das quais 66,6% eram de pacientes do sexo feminino. O período de janeiro a março correspondeu por 28 % das internações.

As pessoas esquecem de tomar água para repor o líquido perdido. Um hábito deixado de lado, mas importante para evitar infecções urinárias que mais tarde podem desencadear problemas renais mais graves – em média, dois litros de água por dia é uma quantidade indicada para um adulto.




Aliado a isso, especialistas alertam para outro péssimo hábito da população em geral na correria do dia a dia: “As pessoas não vão ao banheiro, deixando a urina mais concentrada no nosso organismo, quando nossa bexiga pede. Isso predispõe muito à infecção urinária, principalmente nas mulheres” lembra Thadeu Brenny Filho, chefe do Serviço de Urologia e Transplante Renal do Hospital São Vicente – FUNEF, de Curitiba-PR.

A infecção urinária tem como sintoma mais comum a dor ao urinar e vontade incontrolável de ir ao banheiro várias vezes ao dia, eliminando pouca urina e consequente sensação de peso na bexiga. “A urina pode ser bem clara ou escura e cheiro forte, muitas vezes lembrando amoníaco. Febre alta e dor lombar são sinais de gravidade de que bactérias atingiram os rins”, explica o médico.

Segundo Brenny, os sintomas do problema renal, que pode ter iniciado com um quadro de infecção urinária, são dores abdominais, geralmente de um lado só, acompanhada de dor ao urinar, febre, enjoos ou vômitos. Contudo, para evitar o quadro mais grave, é importante consultar o médico periodicamente, mesmo sem dor ou sintoma aparente. “Se há infecção urinária de repetição, exames de imagem solicitadas pelo médico são necessárias, principalmente no homem que não tem infecção urinária sem uma causa definida”, detalha. De acordo com o médico, no homem, problemas urinários são indícios de pedra nos rins, prostatite ou diabetes.

Alguns fatores contribuem para as mulheres serem mais suscetíveis à infecção, dentre eles a própria anatomia do corpo feminino. “O canal da uretra da mulher é mais curto, facilitando o caminho da bactéria até a bexiga. Além disso, fica bem próximo da vagina e do ânus, áreas extremamente sujeitas ao surgimento de bactérias”, afirma ,Cláudio Murta, urologista do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Para manter o canal da uretra sempre limpo, é fundamental ingerir bastante líquido e evitar segurar a urina, já que quando urinamos nós automaticamente lavamos a bexiga e evitamos a proliferação de bactérias.

Segundo o médico, os sintomas da infecção urinária podem ser dor ou ardência na hora de urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em alguns casos mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.

“Uma outra dica importante para as mulheres é procurar sempre urinar após a relação sexual, já que a entrada de bactérias na bexiga é favorecida por qualquer fator que as empurre na direção do órgão, como o próprio ato sexual ”, explica Cláudio.


Principais dicas para prevenir infecção urinária (em homens e mulheres)

- Ingerir bastante água ou outros líquidos (como sucos) por dia

- Evitar segurar a urina

- Higienizar as áreas genitais antes e depois de relações sexuais

- Após a evacuação, ao higienizar a vulva e região perianal, limpar sempre no sentido de frente para trás, para evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.

- Evitar ações que diminuam o sistema imunológico .






Veja mais sobre Urologia em:

Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil







Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas