Novidades
Como funciona o processo de peeling nos pés?

27/03/2015


Renovação das células, estímulo à produção de colágeno, pele mais fina e macia e diminuição nos sulcos: esses são alguns dos benefícios do processo de peeling nos pés. É possível fazê-lo com meias esfoliantes que contém ácidos e trazem efeitos visíveis em poucos dias. Qualquer um pode fazer? E quanto tempo duram os resultados?


Nossa pele se renova sozinha todos os dias – o organismo elimina as células mortas para manter a pele saudável. Porém, nem todas as áreas descamam por igual nesse processo diário. Além disso, com o passar do tempo, esse processo se torna mais lento e a produção de colágeno, menor. Para ter pés com pele macia e bem cuidada, sem asperezas, o peeling – que é um processo de esfoliação profunda – é fundamental, pois iguala a descamação e traz benefícios incontáveis, como renovação das células, estímulo à produção de colágeno, diminuição dos sulcos, além de deixar a pele mais fina, suave e potencializar o poder dos hidratantes.

Segundo Cláudia Andrea Olindino podóloga, consultora de Footner, da MIP Brasil Farma (http://mipbrasilfarma.com.br/footner), os pés são justamente os que mais necessitam de esfoliação e hidratação frequentes. “Eles são os que mais sofrem com os agentes externos. O fato de aguentar nosso peso o dia todo, suportar calçados nada confortáveis e ser alvo fácil do ressecamento, principalmente no verão, faz com que a pele do pé fique cada vez mais grossa e com a aparência ruim”, explica.

Calosidades, ressecamentos e áreas endurecidas são alguns dos problemas enfrentados por quem não dá a devida atenção aos pés. “E todos esses pormenores podem ser facilmente resolvidos com uma esfoliação bem-feita”, argumenta Cláudia Andrea Olindino.

Quem pode usar?

Desde que não haja feridas ou machucados, a esfoliação é indicada para todos. “Caso haja problemas com alergia ou problemas de saúde graves, como diabetes, é sempre recomendado que a pessoa se consulte com um especialista que pode liberá-la ou não para uma esfoliação mais intensa.”

Outra dúvida bastante comum é quanto tempo dura o resultado de uma esfoliação. Segundo a podóloga Cláudia Andréa Olindino, tudo vai depender do estado do pé e o tipo de produto que se usou para esfoliar. “Pés mais lisos e já frequentemente hidratados vão se beneficiar por mais tempo da esfoliação e os resultados vão durar cerca de 3 meses”, completa. Já a pele mais grossa e com áreas endurecidas precisa de cuidados menos espaçados.

A forma como a esfoliação é feita também interfere na durabilidade dos resultados. “Não pode ser uma esfoliação que dá a impressão de maciez por apenas umas horas, é necessário atenção para a escolha do esfoliante”, alerta a podóloga Cláudia Andrea Olindino. Um procedimento mais brando só serve se o pé já está num estado de maciez e hidratação visíveis. “Mas se a planta do pé está grossa, o pé está com áreas duras e amareladas e com calosidades, só uma esfoliação mais potente resolverá.”

Pés com pele de bebê

A meia esfoliante Footner faz um verdadeiro peeling nos pés, eliminando toda a pele morta, renovando as células e garantindo maciez e pele lisa após o tratamento. “E o melhor é que esse tratamento pode ser feito em casa”, lembra a podóloga Cláudia Andréa Olindino. Veja a dica da especialista para usar o produto corretamente e ter resultados satisfatórios

• Lave o pé e passe hidratante nas áreas em que a descamação não seja desejada. “Se a vontade é esfoliar todo o pé, não passe nenhum creme”, alerta.

• Retire o par de meias esfoliante Footner da embalagem e corte na área picotada.

• Coloque as meias de plástico nos pés e por cima calce uma meia de algodão, apenas para dar firmeza e garantir que o produto se espalhe uniformemente pelo pé. “Assim também você pode continuar suas atividades diárias”, comenta.

• Espere 60 minutos. Nesse tempo, o ácido lático, um dos princípios ativos da meia, será absorvido pela epiderme, chegando até a camada córnea. A camada córnea se localiza na região mais externa da epiderme, constituída por camadas morta da pele. O ácido terá a ação nesta região fazendo com que essa camada morta se desprenda dos pés.

• Retire a meia esfoliante, jogue-a no lixo, e lave os pés com água morna. É importante não usar nenhum produto durante o tratamento, que pode durar até 10 dias. “Cerca de 5 dias depois, a pele descamará e todas as células mortas serão eliminadas”, explica.

• O pé ficará liso, macio e rosado como a pele de um bebê. Para manter esse resultado, é aconselhável usar a espuma hidratante ou o creme reparador da mesma linha, pois eles hidratarão e manterão o aspecto saudável do pé.

• Os efeitos da meia esfoliante duram de 2 a 3 meses, dependendo de como o pé estiver antes da primeira aplicação.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas