Novidades
Estados Unidos aprovou novo tratamento para combater a rejeição de órgãos em pacientes com o fígado transplantado

A agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration) aprovou a indicação de Certican® (everolimo) para evitar a rejeição de órgão em pacientes com fígado transplantado. No Brasil, e em mais de 90 países, o medicamento já é aprovado e amplamente utilizado por pacientes que passaram por transplante de rim ou coração. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no momento analisa os dados clínicos desta nova indicação hepática e a aprovação é aguardada para o segundo semestre de 2013.

“Há mais de 30 anos a Novartis investe em inovação na área de transplantes eacreditamos que esta nova indicação seja um marco para pacientes e médicos”, comenta Adib Jacob, Presidente do grupo Novartis Brasil. “Certican®integra o recente acordo para a transferência de tecnologia firmado entre a Novartis e a Fundação para o Remédio Popular (Furp). Com isso, os pacientes brasileiros submetidos ao transplante hepático já poderão beneficiar-se da produção nacional e pública deste medicamento, assim que a nova indicação for aprovada localmente”, complementa Jacob.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o número de transplantes de fígado cresceu 7% em 2012, totalizando 1.595, embora ainda existam 1.316 pacientes em lista de espera, aguardando por uma doação. São Paulo foi o estado que realizou o maior número de transplantes hepáticos (586), seguido por Ceará (160); Rio de Janeiro (153); Pernambuco (134); Santa Catarina (112); Minas Gerais (110); Paraná e Rio Grande do Sul (ambos com 106).

Os resultados do maior estudo clínico já conduzido na área demonstraram que a associação de Certican® (everolimo) à uma dose inferior da habitual de outro medicamento já utilizado após o transplante hepático (tacrolimo) não apenas diminuiu a rejeição do órgão transplantado, quanto ofereceu maior proteção renal (em comparação com o uso isolado de tacrolimo). Esse dado é de extrema relevância, uma vez que o comprometimento da função renal era considerado um dos principais efeitos decorrentes do tratamento exclusivo com tacrolimo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas