Novidades
Como o consumo de bebidas alcoólicas interfere no emagrecimento?

31/12/2014

Para muitos, durante as festas de comemorações e encontros entre amigos o que não pode faltar é aquela cervejinha para refrescar. Mas, para quem está tentando diminuir os quilinhos a mais, o consumo do álcool pode ser prejudicial ao resultado da dieta. As bebidas alcoólicas prejudicam o funcionamento do organismo, fazendo com que o mesmo não consiga absorver vitaminas e minerais obtidos através da alimentação saudável.

O álcool interfere no metabolismo, pois o deixa mais lento. “Se você costuma consumir bebidas alcoólicas antes do jantar, por exemplo, o corpo vai trabalhar para queimar primeiro o álcool. Diante disso, os alimentos que foram ingeridos serão transformados em gordura e serão armazenadas”, descreve o médico nutrólogo Fernando Bacalhau.

O etanol, presente nas bebidas alcoólicas, causa uma inibição do hormônio antidiurético, o que gera um aumento do desejo de urinar. Essa ação, no entanto, pode causar desidratação. “A água é fundamental o funcionamento do metabolismo. Ela é responsável pelo transporte de vitaminas, minerais e hormônios, atua eliminando toxinas e ainda melhora o funcionamento do intestino. Portanto, se o organismo não recebe os nutrientes necessários, acaba contribuindo para o aumento do peso”, explica o especialista.

Bebidas alcoólicas são mais prejudiciais para as mulheres

De acordo com Bacalhau, o álcool é mais prejudicial para o publico feminino. O motivo é que as mulheres têm uma menor quantidade de enzimas, sendo que estas são necessárias para a degradação do etanol. “Esse fator contribui para o aumento de calorias vazias, como o etanol, no organismo. Em contrapartida, deixa o metabolismo menos acelerado e faz com que ocorra um aumento de massa muscular, além de causar desidratação no organismo”, avalia.

Sendo assim, tais fatores aliados à erros cometidos no cotidiano com a dieta, causa uma maior dificuldade para a eliminação dos quilinhos corporais. “Como as bebidas alcoólicas são calóricas, muitos acabam pulando refeições para compensar a grande ingestão da mesma. Porém, isso é um erro, pois faz com que o corpo acumule gordura para ter energia para outros períodos sem alimentação. O ideal é fracionar as refeições em intervalos de três horas. E, claro, se for beber algo, faça em pequena quantidade e lembre-se de se hidratar antes, durante e depois do consumo”, finaliza Fernando.



Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

13) Mais Consciência, com Vania Bueno






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas