Novidades
Adesivo contra Alzheimer!

Primeiro adesivo para tratar a doença de Alzheimer chega às farmácias brasileiras

Exelon Patch facilita a adesão ao tratamento e melhora a qualidade de vida dos pacientes e seus cuidadores, pelo mesmo preço do tratamento com cápsulas

São Paulo, abril de 2007 – A partir desse mês os pacientes com doença de Alzheimer e seus cuidadores têm uma nova opção terapêutica. Já disponível no mercado nacional, Exelon® Patch (rivastigmina de administração transdérmica) é o primeiro adesivo para o tratamento da doença, lançado pela Novartis. O formato inovador traz uma série de benefícios, como a diminuição dos eventos adversos gastrintestinais comuns às terapias orais, como náuseas e vômitos, e o controle visual da administração do medicamento. Indicado para as formas de leve a moderadamente grave da doença de Alzheimer e da demência associada a doença de Parkinson, Exelon® Patch tem potencial para interromper e desacelerar a progressão dos sintomas da doença.

O adesivo é considerado um importante avanço, pois permite que os pacientes, ao invés de ingerir duas cápsulas ao dia, tenham um adesivo aplicado nas costas, peito ou parte superior dos braços, uma única vez ao dia. “O medicamento chega na corrente sanguínea diminuindo os eventos adversos das terapias orais, que dificultam a adesão ao tratamento”, explica Dr. Paulo Renato Canineu, vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), professor de pós-graduação em Gerontologia da PUC-SP e diretor clínico e científico do Hiléa.

Segundo Roseli Marques Aguiar, filha da paciente Rosa Lembo Marques, que há sete anos teve o diagnóstico da doença, o adesivo facilitou o dia-a-dia dela e melhorou a qualidade de vida de sua mãe. “Sentimos que com o adesivo ela melhorou muito e ficou mais calma. Além disso, agora, com a opção de colocar o medicamento na pele, é mais fácil dar o remédio para ela”, afirma.

A novidade chega às farmácias com mesmo custo de tratamento das cápsulas, de R$ 12,74 por dia (preço máximo ao consumidor com ICMS de 18%).

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Neurologia e saúde com Dr. Paulo Caramelli




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas