Novidades
Diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil significa mais de 70% de chances de cura

24/11/2014

Será a décima edição Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, o DNCCI, promovida pela APACN com ações alusivas alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.



A incidência de casos de câncer infantojuvenil é hoje uma das principais causas de morte na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam de 4.700 a 19.000 novos casos por ano, porém apenas 3.040 são registrados. Apenas em 2012 surgiram cerca de 11.530 novos casos. Entretanto, a observação de alguns sintomas e a procura imediata de um especialista pode contribuir para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

De acordo com a Cancerologista e Hematologista Pediátrica e atual Coordenadora Científica do Programa Diagnóstico Precoce, da Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN) em Pinhais PR, Débora Silva Carmo, quanto mais tempo se leva para iniciar o tratamento, mais o organismo fica vulnerável a complicações. “Neoplasias com muito tempo de evolução apresentam complicações que podem se tornar irreversíveis. Quando o diagnóstico é feito em tempo, mais de 70% das crianças com câncer são curadas”, afirma a profissional.

Alguns sinais podem ajudar a identificar que algo não está bem com a criança. Ainda de acordo com a médica, palidez, aumento do volume das ínguas (gânglios), dores ósseas de grande intensidade, mancha branca na menina dos olhos, além de manchas roxas pelo corpo e sangramento nasal podem ser indicadores da doença. O surgimento de qualquer um deles deve ser levado em consideração e avaliado por um médico especialista, a fim de confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais breve possível.






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas