Novidades
Hospital em São Paulo inaugura Centro de Obesidade e Diabetes

27/10/2014

Novo Centro é o primeiro da América Latina a oferecer atendimento integrado e interdisciplinar a ambas as doenças


O Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou na 5a feira (23/10) o seu Centro de Obesidade e Diabetes, primeiro da América Latina a oferecer atendimento integral e interdisciplinar para ambas as doenças, hoje consideradas como epidemias. Preparado para realizar atendimentos de alta complexidade, o novo Centro será coordenado pelo Dr. Ricardo Cohen, eleito pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (ASMBS) como um dos 30 médicos de maior destaque na área, e dispõe de uma equipe multiprofissional de cirurgiões bariátricos e metabólicos, endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, ortopedistas, oftalmologistas, psicólogos, nutricionistas e a Enfermagem do Hospital, reconhecida como uma das melhores do país.

“Ao chegar ao Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o paciente é submetido a uma avaliação completa, traçando diagnóstico inicial, e depois será encaminhado para o tratamento mais adequado: clínico ou cirúrgico”, explica Dr. Cohen. O médico destaca a importância de o obeso receber um tratamento multidisciplinar, como o que é oferecido no novo Centro. “O obeso pode ter, por exemplo, varizes e deve ser abordado por um cirurgião vascular; o endocrinologista pode não conseguir controlar o doente clinicamente, com remédios e orientação, então esse doente é atendido pelo cirurgião bariátrico e metabólico. Por isso, na verdade, é fundamental ele ser atendido de uma forma integral.”

Caso seja detectada a necessidade de realização da cirurgia bariátrica ou metabólica, os pacientes contam com o apoio dos renomados cirurgiões da equipe. A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago, reúne técnicas com respaldo científico destinado ao tratamento da obesidade e doenças associadas ao excesso de gordura corporal, como o Diabetes. A principal técnica utilizada neste tipo de procedimento cirúrgico é o bypass gástrico (ou Y de Roux), no qual é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. “Já o conceito de cirurgia metabólica foi incorporado há cerca de seis anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças causadas, agravadas ou cujo controle é dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso, como no caso do diabetes e da hipertensão, também chamadas de comorbidades”, explica o médico.

O Centro de Obesidade e Diabetes está instalado em um espaço próximo ao complexo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista. Além disso, os pacientes contam com toda a infraestrutura do Hospital, que possui 371 leitos, 22 salas cirúrgicas e o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Um dos diferenciais do Centro são as parcerias firmadas com três instituições de renome internacional: a Cleveland Clinic, dos Estados Unidos; o King’s College, da Inglaterra; e a Universidade de Dublin, da Irlanda. As parcerias são de cunho científico, com objetivo de promover a troca de conhecimento entre as instituições.

Pesquisas Médicas reforçam expertise do novo Centro
A indicação da cirurgia metabólica como opção terapêutica para reverter o Diabetes foi comprovada com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e conduzida pelo Dr. Ricardo Cohen, que demonstrou o controle da Diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade leve e sobrepeso através da intervenção metabólica. Publicado na prestigiada revista científica Diabetes Care, seus resultados apontaram que 88% dos pacientes tiveram a doença completamente revertida e 11% diminuíram o uso de medicamentos.

Apesar desse resultado, para reforçar os benefícios do tratamento cirúrgico em comparação ao melhor tratamento clínico para doenças microvasculares decorrentes da Diabetes tipo 2, como retinianas, renais e neuropatias, o IECS está realizando uma pesquisa inédita no país. Com previsão de conclusão para 2015, a investigação consiste em realizar cirurgia bariátrica em pacientes com histórico de Diabetes há 15 anos ou menos com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida, e que apresentam sintomas iniciais das doenças acima referidas. Atualmente, a pesquisa está em fase de recrutamento, os pacientes que atenderem aos critérios e tiverem interesse em participar devem entrar em contato pelo e-mail obesidade@haoc.com.br






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas