Novidades
Depressão: uma doença inflamatória?

29/09/2014


Estudos mostram que pacientes com o transtorno apresentam aumento de marcadores inflamatórios no sangue, mesmo quando não há uma doença física identificável


As pesquisas mais recentes no campo da saúde mental vêm reforçando a relação entre a depressão e desajustes no sistema imunológico. De acordo com essa linha de estudos, a depressão poderia ser desencadeada pelos mesmos mecanismos que permitem ao organismo responder a infecções. Vários grupos de especialistas ao redor do mundo têm direcionado esforços para entender como um processo inflamatório poderia contribuir para o surgimento e a manutenção de um quadro depressivo.

Na depressão ocorre a ativação das respostas imunoinflamatórias, ou seja, os pacientes podem apresentar, por exemplo, leucocitose (aumento no número de glóbulos brancos por volume de sangue circulante), elevação de PCR (proteína C- reativa produzida no fígado, que indica inflamação no corpo), redução do número de linfócitos e da atividade de células NK (Natural Killer), além de um aumento nos níveis sanguíneos de citocinas pró-inflamatórias e seus receptores, tais como a interleucina IL-6 e o TNF-alfa (fator de necrose tumoral). Esses sintomas são semelhantes aos manifestados por pessoas com patologias físicas crônicas, como doenças cardíacas e diabete.

“Pacientes com depressão apresentam um aumento da concentração sanguínea de marcadores inflamatórios, mesmo estando ausente uma doença física identificável”, explica o médico Kalil Duailibi, presidente do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM) e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (UNISA).

O aumento dos níveis de IL-6 no sistema nervoso central estimula a produção e secreção de CRH (hormônio liberador de corticotrofina) no organismo, promovendo alterações comportamentais. O CRH, por sua vez, está envolvido na liberação de citocinas pró-inflamatórias. Em deprimidos, haveria um aumento de concentrações dessas citocinas, levando a uma redução na disponibilidade de serotonina, fortemente associada ao controle do humor.

Se está claro para a ciência que o sistema imunológico pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da depressão, o desafio é estabelecer se o estado depressivo é causa ou resultado do processo inflamatório. “Tanto os doentes crônicos ficam mais deprimidos como os indivíduos deprimidos tendem a ser mais propensos a doenças infecciosas”, conclui Duailibi.

Um exemplo de como a depressão pode ser entendida como uma manifestação neuropsiquiátrica de uma síndrome inflamatória crônica é o comportamento de pacientes que apresentam doenças infecciosas como a gripe. Não raro, nessas situações, os indivíduos demonstram sinais de letargia e humor depressivo.

A eliminação das citocinas pró-inflamatórias deve ser considerada, portanto, no manejo e na recuperação de um quadro depressivo. Neste sentido, alguns antidepressivos são capazes de aumentar a produção de citocina anti-inflamatórias e inibir a de pró-inflamatórias, sugerindo um efeito imunorregulatório dos antidepressivos na função dos leucócitos.

Um exemplo de terapia para a depressão é Pristiq (desvenlafaxina), que age como inibidor de recaptação de noradrenalina (NE) e serotonina (5HT), substâncias do sistema nervoso que são diretamente relacionadas ao mecanismo da depressão. A psicoterapia aliada a medicamentos antidepressivos são armas necessárias para recuperar a funcionalidade do paciente, restaurando sua capacidade plena de atuação, como retornar ao trabalho, reassumir hobbies ou resgatar relacionamentos pessoais. Isto refletirá em significativa melhoria da qualidade de vida.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas