Novidades
SP ganha hospital inédito no SUS especializado em traumas

11/09/2014

Serviço ocupará prédio do antigo Hospital Panamericano, na zona oeste da capital, e também abrigará a sede do GRAU, grupo de resgates do Estado

O Estado de São Paulo irá ganhar um hospital inédito na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista especializado unicamente no atendimento a traumas. Ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o novo serviço será implantado no terreno do antigo Hospital privado Panamericano, na zona oeste da capital.

Com terreno de 6,2 mil m², o novo hospital terá 9 mil m² de área construída, dividida em oito andares, incluindo o térreo. Além dos atendimentos especializados em trauma, o hospital também abrigará a nova sede do Grau (Grupo de Resgates e Atenção às Urgências e Emergência), “tropa de elite” do resgate médico e atendimento a desastres que integra um sistema composto pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, acionado através do número 193.

O novo Hospital Estadual Especializado em Traumas vai operar com a expertise do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior hospital escola da América Latina, e será uma das unidades que irão compor a nova rede de hospitais de trauma que será implantada em todo o Estado de São Paulo

Referência de atendimento principalmente para as zonas oeste, central e sul da capital, o novo hospital também atenderá vítimas de traumas das rodovias Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera e Régis Bittencourt.

No total, foram investidos pelo governo do Estado R$ 37,2 milhões somente para a desapropriação do terreno. A previsão é que as obras de adequação do espaço físico para implantar o hospital sejam iniciadas já no primeiro semestre de 2015.

“Além de ser um dos principais causas de mortalidade por causas externas nas faixas etárias de um a 29 anos no Estado de São Paulo, os traumas também são responsáveis por muitos casos de incapacidades físicas, temporárias ou permanentes. A proposta do novo serviço é concentrar, em um único hospital, toda a estrutura e equipes altamente especializadas para prestar assistência de primeira linha às vítimas”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O novo Hospital Estadual Especializado em Traumas será implantado na rua Vitorino de Carvalho, 78, Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas