Novidades
Prevenção antes do nascimento!

Exame diagnostica doenças do coração do feto no útero da mãe

As cardiopatias congênitas constituem a terceira causa específica de mortalidade infantil no período neonatal, contabilizando de oito a 12 casos a cada mil nascidos. Por isso, um diagnóstico precoce é fundamental para garantir a saúde do bebê e a tranqüilidade dos pais. Atualmente, um dos métodos mais eficazes utilizados pelos médicos para detectar problemas de má formação no coração do bebê antes mesmo do nascimento é a ecocardiografia fetal. Por meio deste exame, é possível observar a existência de cardiopatias congênitas, possibilitando um acompanhamento correto durante a gestação e o tratamento precoce após o nascimento. "Caso haja o diagnóstico intra-uterino de uma cardiopatia grave, haverá tempo suficiente para que seja feita a preparação necessária a fim de que o bebê seja atendido de maneira adequada ao nascer, antes que ocorram complicações, muitas vezes, fatais, decorrentes da doença", explica a cardiologista pediátrica Juliana Spengler Abuchaim, da Unicardio, de Blumenau (SC). "Se, por outro lado, não houver qualquer tipo de problema, o exame vai servir para tranqüilizar os pais durante a gestação, principalmente nos casos em que já houve algum tipo de problema cardíaco na família", acrescenta a especialista.

Quando e onde fazer o exame

O período ideal para fazer o exame estende-se da 18ª a 30ª semana, quando o bebê está envolto por grande volume de líquido amniótico. Mas a ecocardiografia fetal pode ser realizada até o nascimento do bebê. O "Eco Fetal" é mais indicado quando a gestante apresenta maior risco de ter um feto com cardiopatia, como quando há casos de cardiopatia congênita na família, diabetes materno, arritmias cardíacas fetais, entre outros. A cardiologista Juliana Spengler Abuchaim lembra que, apesar de existirem essas indicações, até 90% dos casos de cardiopatia ocorrem nas gestações não consideradas de risco e que o obstetra é a melhor pessoa para avaliar em quais situações é necessária a realização do exame.

A Unicardio montou uma estrutura especial para prevenir e tratar doenças cardíacas infantis. A Divisão de Cardiopediatria possui os equipamentos necessários para o diagnóstico correto e conta com equipe especializada no tratamento das cardiopatias congênitas com cardiologia pediátrica, hemodinâmica e cirurgia cardíaca.

Serviço:

Informações: Unicardio, fone (47) 3231-0200.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas