Novidades
O estresse pode acabar com a beleza da mulher!

01/08/2014


Pesquisas indicam que as mulheres tem uma grande incidência de estresse, saiba os sintomas, consequências e como as formas de prevenção


A “libertação da mulher” ou o famigerado direitos iguais trouxe mudanças profundas e uma necessidade de adaptação constante para as mulheres, gerando, desta forma, stress. Pesquisas indicam que as mulheres tem uma incidência maior de stress desde a mais tenra idade. E toda a sobrecarga com o acúmulo de funções muito mais do que divisão de tarefas traz pra mulher que se sente pressionada a dedicar-se a ser uma boa mãe, boa esposa/amante/parceira/amiga, profissional competente, manter ampla rede social, corpo sarado, casa impecável e atualizada com os últimos recursos tecnológicos e noticias uma frequência maior de estresse.


Pode parecer simples, mas é uma conta que não fecha. Vejam:

8 horas de sono
8 horas de trabalho
1 hora de almoço
3 horas no trânsito (se não tiver manifestação, greve ou copa...)


Ok sobram 4 horas – para fazer a lição com os filhos, brincar com filhos, assistir um filme, cozinhar em casa porque é mais saudável, cuidar da casa, namorar, sair com os amigos, ler um livro, se “atualizar na internet”, academia, correr no parque, ligar para a família, cuidado de saúde, revisão do carro, depilação e todos os imprevistos que devem ser equilibrados neste pequeno espaço de tempo.....

Tudo isso numa exigência de perfeição!!! Ai sim o resultado é certo = ESTRESSE

E você sabe quais os sintomas, as consequências e como podemos nos prevenir de todo esse estresse?

Isso é o que Aretusa dos Passos Baechtold, psicóloga do Instituto Psicológico de Controle do Stress Dra. Marilda Lipp – IPCS nos explica a seguir:


Sintomas:

Psicológicos

Sentir-se irritada ou zangada; pressionada ou ansiosa; sentir vontade de se esconder e fugir de todos; sentir-se triste ou deprimida; dificuldade de concentração; dificuldades para falar; tornar-se predisposta a acidentes; perder o interesse por sexo; adotar comportamentos de má adaptação, tais como fumar, aumento do consumo de álcool ou tóxicos ou comer demais ou perda do apetite.


Físicos

Sensação de tontura ou fraqueza; dores de cabeça incluindo enxaqueca; ranger de dentes; transpiração excessiva; necessidade urgente de urinar; dor ou tensão no pescoço; palpitações cardíacas; dores de estômago; diarreias; prisão de ventre; náuseas; problemas dermatológicos; tiques; tremores das mãos; irregularidades menstruais; roer as unhas e morder os lábios.


Consequências:

No trabalho, sob um longo período de stress, aparecem os problemas pessoais e interpessoais: menos eficiência; atrasos e faltas são mais frequentes; conflitos ou irritabilidade com colegas; crescente dificuldade de raciocínio e sensação de incapacidade.

No lar, o stress pode ser expresso no conflito com os filhos e parceiro: queixam-se de que ela se tornou impaciente; se tornou mais sensível ao barulho e as atividades das crianças; grita e bate nelas com mais frequência; fica distante ou queixosa com o parceiro e aumentam os conflitos entre o casal.
O stress prolongado pode levar a mulher a desenvolver ou agravar doenças como a hipertensão, úlceras, distúrbios adicionais intermediados pelo stress como a infertilidade, a tensão pré-menstrual e a ansiedade.

Outros distúrbios associados ao stress relatados mais frequentemente pelas mulheres incluem: anorexia; bulimia; ansiedade e depressão.






Prevenção:

Identificar os sinais do stress, as fontes de stress com as quais estão interagindo e desenvolver estratégias positivas de enfrentamento são passos importantes para enfrentar o estresse.

Para tanto, programas de controle do stress específicos para mulheres devem incluir o aprendizado sobre stress feminino, o conflito do exercício dos múltiplos papeis, habilidades de relacionamento com os filhos e o companheiro, controle da ansiedade e desenvolvimento de redes pessoais e suporte social.

Pesquisas nesse sentido demonstram que quando submetidas a programas de treino de controle do stress adaptado para atender as suas dificuldades ocorrem mudanças significativas, favorecendo uma melhor qualidade de vida para si mesmas e para suas famílias.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas