Novidades
Aparelho que detecta previamente possíveis lesões malignas na pele chega a Campinas


Canfield Scientific foi trazido pela clínica Dermatolaser

Os casos de problemas de pele têm aumentado a cada ano. Em 2006, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registrou 55.480 novos casos de câncer de pele não melanoma (câncer menos agressivo) em homens e de 61.160 em mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 61 casos novos a cada 100 mil homens e 65 para cada 100 mil mulheres. Segundo o Inca, a maioria desses casos poderia ser amenizada ou tratada se o diagnóstico fosse rápido e preciso. Buscando justamente essa agilidade, a clínica Dermatolaser, em Campinas (SP) acaba de importar o aparelho Canfield Scientific, modelo de altíssima qualidade que, aliado ao software Mirror Imaging, promove um completo escaneamento da pele do paciente.

A dermatologista responsável pela clínica, Christiana Blattner, explica que o funcionamento do Canfield é bastante simples, mas muito importante para a dermatologia. “O aparelho avalia todas as pintas e manchas do paciente, e apresenta uma análise das lesões que tendem à malignidade”, afirma. A técnica do body mapping – em português, mapeamento do corpo – está rapidamente ganhando popularidade como uma ferramenta a ser utilizada com pacientes que têm alto risco de melanoma. Muitos centros de tratamento de câncer e mais de 60% dos programas de residência dos Estados Unidos empregam essa técnica para auxiliar o mais cedo possível em diagnósticos de lesões suspeitas.

Segundo a dermatologista, a eficiência do Canfield é tão grande que é utilizado pelo Inca. Dados do instituto revelam que o câncer de pele não melanoma continua sendo o mais incidente em nosso país em ambos os sexos mesmo considerando-se que estes índices podem estar subestimados pelo fato de que muitas lesões suspeitas são retiradas sem diagnóstico. “Um dos pontos positivos do aparelho é que ele é indolor e não invasivo, o que aumenta as perspectivas do seu uso”, explica Christiana. No final da consulta, é possível realizar a cópia dos dados em um CD como arquivo e para ser usado em consultas posteriores.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas