Novidades
Saiba como evitar as emoções negativas por meio da Inteligência Emocional, aqui!

10/07/2014

Pesquisa afirma que vogais afetam as emoções

Inteligência emocional (IE) é a habilidade de integrar pensamentos e sentimentos com o objetivo de otimizar nossas decisões.

Este conceito vem sendo difundido ao redor do mundo e grandes organizações têm compreendido a importância que a IE tem tanto na vida profissional quanto pessoal. Entender os tipos de IE capacita o indivíduo a lidar com situações estressantes com mais facilidade.

Segundo uma pesquisa da Catho, empresa de recrutamento online, 80% dos casos de demissão de cargos de supervisão advêm de problemas comportamentais. Qual seria a explicação para um índice tão alto de demissões ocasionadas por problemas emocionais, em um cargo de supervisão, almejado pela grande parte dos brasileiros em todo o país? Segundo a psicóloga Camila Cury, especialista em análise comportamental, dificuldades como saber liderar a equipe, respeitar as diferenças e ter tolerância com o perfil adverso, lidar com pressão, entre outros, são peculiaridades causadas pelo desequilíbrio emocional que podem transformar grandes líderes em um líder sem sucesso.

Com base em publicação da revista científica Emotion, da Associação Americana de Psicologia, a utilização das vogais na fala afeta as emoções. O estudo comprovou que as palavras que contém a vogal “i” possuem uma carga positiva, tais como “alegria” e “sim”, enquanto as que contêm a vogal “o”, como “depressão” e “não”, tem conotação negativa. A Universidade de Colônia, localizada na Alemanha, realizou a pesquisa em abril deste ano.


Com o objetivo de auxiliar em como diminuir o impacto das emoções no dia a dia, o Grupo Kronberg, empresa especialista em Inteligência Emocional (IE) e Coaching, dá cinco dicas sobre como conter as emoções e otimizar ações para um bem maior, por meio da Inteligência Emocional (IE).

1) Saiba quais são as emoções mais frequentes do dia a dia - as pessoas são acometidas todo o tempo por sentimentos e emoções. É importante saber o motivo desses sentimentos, como uma alfabetização emocional, para melhorar o aprendizado nessa área.

2) Reconheça padrões – é preciso identificar reações iguais que ocorrem em situações parecidas. Perceba quais atitudes podem prejudicar por reações no calor da emoção. No momento em que se cria um recurso estratégico para determinadas emoções, a pessoa utiliza tal conhecimento como ponto de partida de avanço, para reação adequada à situação.

3) Deixe o pessimismo de lado – o sentimento limita a atuação de muitos profissionais, que acreditam não ser capazes de realizar determinadas ações.

4) Veja como está sua empatia - é fundamental conhecer e vivenciar os sentimentos dos outros, que auxiliarão a entender a situação e como melhor lidar com ela.

5) Tenha uma meta nobre de vida – trata-se de sua conexão com um propósito maior em sua vida. O ego fica de lado e experimentamos maior serenidade, a ansiedade e estresse ficam sob controle.


Conheça as 8 competências da Inteligência Emocional


De acordo com o CEO do Grupo Kronberg, Carlos Aldan, compreender os mecanismos do quociente emocional propicia à pessoa aprender a lidar melhor com os sentimentos em momentos de stress. “Se você usar a IE de forma eficaz, será mais capaz de influenciar os outros de maneira positiva, de se comunicar e manter-se concentrado durante momentos críticos”.

Confira o modelo das oito competências da Inteligência Emocional elaborado pela Six Seconds, a maior organização do mundo especializada em quociente emocional:

1 - Melhorar o aprendizado emocional – reconhecer com precisão sentimentos;

2 - Reconhecer padrões – identificar reações e comportamentos recorrentes;

3 - Refletir consequências – avaliar os custos e benefícios de suas escolhas;

4 - Navegar emoções – medir, aproveitar e transformar emoções como um recurso estratégico;

5 - Motivação interna – obter energia de valores pessoais em compromissos ao invés de ser conduzido por forças externas;

6 - Otimismo – ter uma perspectiva pró-ativa de esperança e possibilidades;

7 - Melhorar a empatia – reconhecer e responder apropriadamente às emoções dos outros;

8 - Buscar metas nobres – conectar suas escolhas diárias com o seu senso de propósito geral.


“Cuidar da saúde psíquica e dos aspectos emocionais é uma atitude sábia que levará sucesso profissional, paz interior e felicidade para a vida de qualquer pessoa, trazendo reflexos em todos os campos da vida. Assim quando uma aptidão técnica é aprimorada, os aspectos emocionais também podem ser trabalhados por especialistas e técnicas bem fundamentadas, como a Teoria da Inteligência Multifocal, idealizada pelo grande escritor brasileiro, psiquiatra e psicoterapeuta Dr. Augusto Cury”, reforça a psicóloga especializada em análise comportamental.



Veja mais sobre o assunto Inteligência Emocional em:

Mais Consciência, com Vania Bueno








Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas