Novidades
Fratura do Neymar é Estável e pode ter Tratamento Rápido e Eficaz! Confiram aqui!

08/07/2014

No último jogo contra a Colômbia, realizado na sexta-feira (4), o País viu uma das principais estrelas do futebol nacional deixar a Copa do Mundo. Aos 18 minutos do segundo tempo, Neymar precisou sair de campo na maca em decorrência de uma lesão na coluna cometida pelo camisa 18, da Seleção Colombiana, Zúñiga.

Ao receber o impacto da joelhada do jogador da Colômbia nas costas, Neymar fraturou a terceira vértebra da lombar, chamada de L3. “Denominada processo transverso da terceira vértebra lombar, essa é a região mais periférica da vértebra e que, geralmente, não afeta a região na qual passam os nervos, causando o comprometimento dos mesmos. Porém, causa muita dor”, afirma o médico neurocirurgião Dr. Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela UNIFESP.

O médico, que é Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil, em sua vasta experiência profissional já cuidou de pacientes que têm exigências físicas e biomecânicas muito semelhantes às dos atletas de alta performance com fraturas de processo transverso em e fraturas até mais graves afirma que após o tratamento o paciente pode retomar suas atividades cotidianas normalmente.

Isso porque, de acordo com Melo, a fratura do processo transverso de uma vértebra lombar é uma fratura estável. Ou seja, ela não ocasiona risco de perda de movimentos ou sensibilidade, pois está distante das estruturas nervosas (nervos, medula, entre outros). “O processo transverso é o sítio de inserção de uma musculatura que tem papel minoritário e secundário na sustentação/biomecânica da coluna: os músculos multifidos, músculos estabilizadores profundos da coluna”, informa.


Tratamento

O que propicia a incapacidade na fase aguda é a dor. Entretanto, uma vez eliminada e o risco de progressão da fratura e de lesão de estruturas sejam adjacentes, o indivíduo é liberado para retomar suas atividades habituais. “Em indivíduos sem restrições, o uso de analgésicos potentes e derivados da morfina, podem ser aplicados para suprimir a dor. Em atletas, entretanto, deve-se escolher uma medicação apropriada em virtude das questões relacionadas ao doping”, diz Paulo.

Procedimentos minimamente invasivos também podem ser requisitados pelos especialistas para eliminar as dores no local. Os tratamentos podem ser feito por meio de infiltrações com anestésicos e, principalmente, através da radiofrequência. “A radiofrequência é um procedimento ambulatorial feito através de uma agulha que não envolve cortes nem pontos. O objetivo é estimular o nervo que conduz a informação da dor em uma frequência acima da qual ele consegue transmitir”, esclarece o neurocirurgião.

Dessa forma, as áreas que conduzem estímulos nervosos e que acarretam nas dores são desabilitadas por causa das ondas da radiofrequência. “Fazendo uma analogia simples, é como se "sobrecarregássemos" uma central telefônica. A demanda acima de sua capacidade ‘derrubaria’ a central e ela ficaria temporariamente inoperante. No nosso caso, o nervo que conduz a informação dolorosa da fratura ao cérebro faz o papel da ‘central telefônica’”, elucida o especialista.

Portanto, a fratura continuaria na mesma região e levaria o mesmo tempo para consolidar, mas, logicamente, a informação não seria transmitida ao cérebro e, dessa forma, a percepção de dor seria imensamente menor. “Isto poderia ajudar o Neymar a tentar passar com um pouco mais de conforto por toda esta situação. Esse tratamento não possui efeitos colaterais e traria a confiança ao atleta, de ter tentado tudo que está ao seu alcance. A melhora é imediata, sendo sentida nitidamente após uma semana”, avalia o médico.


Em tempo

O que precisa ficar muito bem estabelecido e claro, no entanto, é que somente os médicos que realmente tiveram contato com o atleta podem se manifestar de forma concreta sobre o assunto. Segundo o neurocirurgião, para a proposição de qualquer tratamento é necessário que se tenha pleno conhecimento do caso, acesso aos exames complementares do paciente (ressonância magnética e tomografia computadorizada) e, principalmente, que se tenha conversado e examinado o paciente.

“Estamos aqui falando em hipótese, ou seja, falando de casos em que existam apenas a fratura do processo transverso, sem acometimento de estruturas articulares (pars articularis) ou ligamentos próximos ao processo transverso em si. Seria leviano afirmar que este tratamento está indicado e resolveria o problema do Neymar sem tê-lo ouvido e examinado”, conclui Melo.



Veja mais sobre SAÚDE E ORTOEPDIA em nossa colunaABAIXO:

Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas