Novidades
60% da População Mundial Acredita, erroneamente, que o Mal de Alzheimer seja um Elemento Comum do Envelhecimento

26/06/2014



Para 71% da população, o governo tem a responsabilidade de ajudar a encontrar uma cura ou forma de prevenção do Mal de Alzheimer


Mês de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro dá início a um diálogo mundial sobre a realidade do Mal de Alzheimer e a necessidade urgente de se tratar a crise da doença

O Alzheimer é uma doença fatal e progressiva que afeta pelo menos 44 milhões de pessoas no mundo todo, apesar de ser pouco compreendida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Alzheimer’s Association® em 12 países, 59% dos entrevistados acreditam erroneamente que o Mal de Alzheimer seja um elemento comum do envelhecimento; 40% não acreditam que a doença seja fatal. Durante o mês inaugural da “Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro”, em junho, a Alzheimer’s Association dá início a um diálogo mundial sobre a crise da doença, pedindo que pessoas do mundo todo usem o cérebro para combater a doença.



A pesquisa – realizada na Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Alemanha, Japão, Índia, México, Nigéria, Arábia Saudita e Reino Unido – constatou que 37% dos entrevistados acreditam erroneamente que seja preciso ter histórico familiar do Mal de Alzheimer para que se corra o risco de manifestá-lo. O relatório Fatos e Números sobre o Mal de Alzheimer, da Alzheimer’s Association, lançado em março, descobriu que cerca de 1/4 (24%) dos norte-americanos têm a mesma crença errônea de que o avançar da idade representa o maior fator de risco do Mal de Alzheimer.
“O Mal de Alzheimer é uma doença devastadora que furta pouco a pouco a independência e, posteriormente, a vida”, conta Harry Johns, presidente e diretor executivo da Alzheimer’s Association.

"Infelizmente, o Mal de Alzheimer não tem limites. Todas as pessoas que têm cérebro correm o risco de ter Mal de Alzheimer. É por isso que todas as pessoas que têm cérebro precisam participar da luta contra a doença”. Apesar da falta de compreensão sobre a gravidade do Mal de Alzheimer, ela ainda é uma das doenças mais temidas. Interrogados sobre qual doença ou problema de saúde mais temiam contrair, 1/4 dos entrevistados apontou o Alzheimer (23%), que ficou atrás apenas do câncer (42%). Interrogados sobre qual doença ou problema de saúde mais temiam contrair, 1/3 dos entrevistados do Japão (34%), Canadá (32%) e Reino Unido (33%) responderam Alzheimer. Quando as prioridades de saúde eram levadas em consideração, 96% dos entrevistados responderam que ser autossuficiente e não depender dos outros – algo inevitável com o avanço do Mal de Alzheimer – são fatores importantes. Também apontaram como importante a possibilidade de conseguir pagar por cuidados de longo prazo (88%) e cuidar de pais idosos em casa (86%). Preocupações como essas são quase universais. 98% dos norte-americanos consideraram importante ser autossuficiente e não depender dos outros, assim como conseguir cuidar de pais idosos em casa (91%) e pagar por tratamento de longo prazo (89%), de acordo com o relatório Fatos e Números da Alzheimer’s Association.


Responsabilidade do governo

A menos que algo seja feito para mudar o quadro, o predomínio mundial do Mal de Alzheimer e outras demências irá disparar para 76 milhões de pessoas até 2030 e por em risco economias do mundo todo. A maioria dos entrevistados (71%) afirma que o governo tem a responsabilidade de ajudar a encontrar uma cura ou maneira de se prevenir o Alzheimer.

“Mesmo havendo uma clara e enorme falta de conhecimento, a população mundial ainda reconhece a ameaça imposta pela crise do Alzheimer e responsabilizam o governo pela prevenção e descoberta da cura”, conta Johns. “O governo federal dos Estados Unidos e dos países do G7 se comprometeram a prevenir e tratar o Mal de Alzheimer com eficácia até 2025. Precisamos responsabilizar nossos líderes pelos investimentos na pesquisa necessária para cumprirmos essa meta”.



Detalhamento por país e idade

• A crença errônea de que o Mal de Alzheimer seja um elemento comum do envelhecimento foi maior na Índia (84%), Arábia Saudita (81%) e na China (80%).

• No Reino Unido e no México o a crença de que o Alzheimer não constitui um elemento comum do envelhecimento foi maior (62%). No entanto, 37% e 38% dos entrevistados, respectivamente, ainda não tinham as informações corretas.


• Mais da metade das pessoas entrevistadas na Alemanha (56%), no México (55%) e no Brasil (53%) não sabe que o Mal de Alzheimer é fatal.

• Enquanto 40% não tinham as informações corretas, o número de pessoas que concordaram com a afirmação de que o Mal de Alzheimer é fatal foi maior nas faixas entre 18-34 anos (60%), 35-44 anos (61%) e 45-44 anos (58%) do que entre pessoas com 60 anos ou mais (53%).



Envolva-se

Durante o mês de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro, pessoas do mundo todo se unirão em um dia especial para aumentar a conscientização e angariar fundos para a luta contra a doença. Em 21 de junho, as equipes participarão do The Longest Day®, evento que vai do nascer ao pôr do sol para honrar a força, a paixão e a resistência daqueles que vivem com o Mal de Alzheimer e de seus cuidadores. Para montar uma equipe ou participar de uma, visite alz.org/thelongestday.


Outras maneiras de se juntar à luta contra o Mal de Alzheimer durante o mês de junho:

• Compartilhe os fatos – Poste e envie tweets sobre o Mal de Alzheimer e o risco cerebral durante todo o mês. Se você tem cérebro, então já tem o risco de sofrer de Alzheimer.

• Participe nas redes sociais – Deixe o Facebook roxo usando a imagem END ALZ como sua foto de perfil.

• Adote o roxo – Vista-se de roxo durante todo o mês, principalmente no sábado, 21 de junho, o dia mais longo do ano, para demonstrar seu apoio às pessoas que, todos os dias, enfrentam os efeitos devastadores do Mal de Alzheimer.

• Use seu cérebro para aprender sobre o Mal de Alzheimer – Faça o Tour do Cérebro no site alz.org (disponível em 15 idiomas).


A única maneira de melhor diagnosticar, tratar e prevenir a doença de Alzheimer é por meio da pesquisa. A Conferência Internacional da Alzheimer’s Association® - principal evento mundial de pesquisa sobre a doença de Alzheimer e a demência - será realizada de 12 a 17 julho, em Copenhague.

Mais informações: www.alz.org/aaic/



Veja mais sobre ALZHEIMER em:

Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas