Novidades
Artroscopia pode beneficiar milhões de brasileiros que sofrem de disfunção da ATM. Vejam aqui!

02/06/2014


Técnica menos invasiva que cirurgia convencional pode eliminar dores de cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação, que atingem mais de 10 milhões de brasileiros

A Artroscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada por ortopedistas, se tornou uma grande aliada dos cirurgiões dentistas. O procedimento é utilizado para corrigir disfunções na ATM (articulação temporo-mandibular), que podem provocar dores de cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação. O problema atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial.

“De dois anos pra cá, a tecnologia está chegando ao Brasil de forma mais acessível. Os instrumentos podem ser adquiridos de fornecedores diferentes, a custos menores e com isso já está disseminado em vários Estados do país”, afirma o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Gabriel Pastore.

O procedimento é coberto pelos planos de saúde, ou seja, mais de 70 milhões de brasileiros podem se beneficiar da técnica, que é mais segura do que a cirurgia convencional. “As cirurgias duram de 30 a 40 minutos, provocam menos sangramento e têm um pós-operatório muito mais simples, com menor tempo de internação. Além disso, a resposta ao tratamento é mais rápida”, revela Pastore.

O cirurgião buco-maxilo-facial explica que cerca de 5 a 10% das pessoas que sofrem de disfunção da ATM recebem a indicação de tratamento cirúrgico convencional. Os outros 90% são tratados de forma conservadora, por meio de placas ou fisioterapia. Mas pelo menos a metade não responde adequadamente ao tratamento. “Alguns pacientes que fazem tratamento conservador têm bons resultados, mas outros voltam a ter dor e desconforto entre 3 e 4 meses depois. Em muitos casos, o paciente apresenta melhora significativa, mas não conseguimos eliminar uma inflamação crônica ou um comprometimento de cartilagem, por exemplo. A artroscopia é a alternativa ideal para esses casos”, explica. “Você consegue melhorar o quadro inflamatório da articulação e eliminar a causa. Diminui o quadro doloroso e depois pode fazer o tratamento conservador de uma forma mais efetiva do que era no passado”, conclui.


Disfunção da ATM
De cada dez consultas odontológicas, sete são provocadas pela disfunção da ATM e na maioria dos casos prevalecem as disfunções entre as mulheres. Para cada homem com disfunção de ATM existem nove mulheres, principalmente entre os 30 e 40 anos.

A disfunção da ATM pode ser provocada por tensão no trabalho, stress, uma briga com os pais ou filhos. Os sinais e sintomas são claros: dores na frente dos ouvidos, na cabeça irradiando para região cervical, às vezes muito fortes, estalos ao abrir a boca e dificuldades ao mastigar. A disfunção da ATM pode provocar cansaço, principalmente ao acordar e, em alguns casos, até vertigens ou tontura.





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas