Novidades
Nem tudo é Alzheimer: na novela “Em Família”, personagem vive declínio cognitivo. Confira aqui!

26/05/2014


Divulgação/TV Globo



Eis aqui um temor de muitos. A percepção de um declínio cognitivo após certa idade traz uma série de sentimentos e temores à tona. O que é um declínio normal ? Será um caso de Alzheimer ? Qual será velocidade de progressão dos sintomas ?

A novela de Manoel Carlos (Em Família) traz uma personagem (Selma - vivenciada pela atriz Ana Beatriz Nogueira) com claros e inequívocos lapsos de memória. Ela aparente estar por volta dos seus 60 anos de idade, conversa bem, parece recordar bem do passado remoto, no entanto, sua capacidade de fixar novas memórias é falha e isso gera inúmeras situações embaraçosas e angustiantes.

Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, todo declínio cognitivo deve ser investigado, quantificado e ter seus determinantes elucidados. “Independente da idade de início, sempre que ocorrer perda ou redução de habilidades intelectuais previamente desenvolvidas, com impacto negativo na qualidade de vida, surge a necessidade de avaliação, investigação e conduta médica apropriada”, afirma.

Inicialmente é recomendada uma consulta abrangente e estruturada, afim de determinar a intensidade e quais habilidades mentais estão funcionando aquém do esperado. “Existem várias capacidades mentais que podem (e devem) ser testadas para guiar um diagnóstico desse tipo de declínio, tais como: atenção, função executiva, memória (retenção e evocação), capacidade visual espacial, etc. Muitas vezes a queixa é de dificuldade em memorizar e o problema está em outra habilidade mental, como a atenção, por exemplo” explica o especialista.

Nem tudo é Alzheimer

Na verdade, a doença de Alzheimer é uma das causas comuns para a perda progressiva da habilidade de fixar adequadamente novas memórias, mas não a única. Segundo Teles, existem diagnósticos que podem mimetizar alguns aspectos do Alzheimer, confundindo até especialistas: “A memória é uma função muito complexa e sujeita a ruídos, quadros de esquecimentos podem eventualmente ser fruto de disfunção da tireoide, depressão, pequenos acidentes vasculares cerebrais não percebidos, traumatismo repetido na cabeça, carência vitamínica, outras doenças degenerativas que não Alzheimer, etc",diz o neurologista. E complementa: “Por vezes, o quadro inicial é bem sutil ou restrito a apenas um aspecto da cognição. Nesses casos, precisamos acompanhar o paciente por um tempo adequado até entender a natureza (progressiva ou não) do distúrbio cognitivo leve e seus determinantes”, alerta.


O que fazer ? Tem tratamento?

A dificuldade em fixar novas memórias deve ser reconhecida e bem avaliada por um médico. Feita a investigação pertinente o tratamento deverá ser personalizado caso a caso. Segundo Teles existem medicamentos para tratar o sintoma de esquecimento e outras medidas complementares. “Sempre que uma causa reversível por identificada o tratamento deverá ser específico para a causa em questão. Aliado a isso, existem medicamentos que visam melhorar a capacidade de memorização, com bom impacto principalmente em formas inicias de distúrbios cognitivos, tanto no controle dos sintomas, como na velocidade de progressão nas causas degenerativas, como a doença de Alzheimer”, esclarece.

Além de medicamento o especialista enfatiza o papel de atividades físicas e mentais. “É fundamental manter corpo e mente ativos, tanto como prevenção, como no “tratamento. Dieta saudável, exercícios aeróbicos e atividades cognitivas rotineiras, são essenciais na evolução”,comenta. E finaliza: “Ainda pecamos muito no reconhecimento de formas leves de declínio cognitivo, tendemos a tapar o Sol com a peneira, atribuir sintomas de doença à idade e privamos muitos paciente de diagnóstico e condutas adequadas. Por isso gosto da iniciativa de apresentar um caso típico em um meio de grande repercussão, como a novela em horário nobre”.




Veja mais sobre ALZHEIMER em:

Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas