Novidades
Pesquisa aponta que perda de peso, independente da idade, auxilia na redução de futuros problemas cardiovasculares. Confiram!

26/05/2014


Presidente da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ressalta que a redução de peso combate não só problemas cardiovasculares, mas uma série de outros problemas como diabetes, controle dos índices de colesterol e triglicérides, problemas ortopédicos, entre outros

A revista médica “The Lancet Diabetes & Endocrinology” publicou uma pesquisa revelando que, em longo prazo, a perda de peso em qualquer idade na vida adulta pode trazer importantes benefícios cardiovasculares. O estudo foi realizado com 1.273 pessoas do UK Medical Research Council National Survey of Health and Development, que foram classificados em relação ao peso na infância (normal, sobrepeso e obesidade) e aos 36, 43, 53 e dos 60 a 64 anos. Foi avaliado desde o nascimento dessas pessoas, em 1946, o impacto do estilo de vida que levaram sobre os fatores de risco cardiovasculares.

O resultado apontou que quanto maior o excesso de gordura corporal, maiores serão os riscos de problemas cardiovasculares. Também foi revelado que quem perde peso e diminui seu IMC (índice de massa corporal), reduzirá os problemas cardiovasculares no futuro.

Para o Dr. Almino Ramos, Presidente da SBCBM - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o resultado do estudo é otimista, já que existem inúmeras doenças associadas à obesidade. “A perda de peso contribui favoravelmente na melhora das diversas doenças relacionadas à obesidade como diabetes, hipertensão, colesterol, problemas ortopédicos, apneia do sono, entre outras. É importante deixar sempre claro que o objetivo principal da cirurgia não é a perda de peso e sim a melhora da saúde como um todo”, diz.

Neste cenário a cirurgia bariátrica aparece como uma das principais ferramentas para combater, não somente a obesidade, mas sim todas essas doenças que a acompanham. A qualificação dos cirurgiões, às técnicas menos invasivas utilizadas atualmente por laparoscopia e endoscopia, possibilitaram procedimentos mais seguros, eficientes e com menor tempo de recuperação do paciente.

“Inovações com técnicas cada vez menos invasivas e com melhor resultado apontam um cenário promissor para a especialidade e, principalmente, para os pacientes” ressalta Dr. Almino.


Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia bariátrica é indicada quando o médico e o paciente se convencem que as tentativas colocadas em prática para eliminar peso por meio de tratamento clínico, como exercícios físicos, reeducação alimentar e medicamentos, não surtiram o efeito esperado. A indicação também envolve análise de índice de massa corpórea e outros fatores como as doenças que o paciente apresenta e que são relacionadas com a obesidade, as chamadas comorbidades. Obesidade mórbida ocorre com o excesso de peso de 40 a 45 kg ou quando a obesidade está associada a doenças graves como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono.

Não existem limitações com relação a idade sendo que em geral se passa a considerar a possibilidade de indicação da operação para pessoas acima de 16 anos. Em idosos, muito mais que a idade, existe uma preocupação com a condição clínica para a cirurgia, principalmente do ponto de vista cardiovascular e pulmonar. O preparo sempre deve ser feito de modo multidisciplinar envolvendo além do cirurgião, endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo.




Clique aqui para fazer o TESTE DO SEU RISCO CARDIOVASCULAR



Veja mais sobre CARDIOLOGIA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Urgências e Emergências com Dr. Sergio Timerman






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas