Novidades
Estudo aponta nova fórmula de frequência cardíaca para avaliar resistência do coração em mulheres! Veja aqui!

05/05/2014

Pesquisa apresentada nos Estados Unidos sugere novo cálculo da frequência cardíaca ideal do público feminino durante a prática de exercícios. Método considera diferenças entre homens e mulheres para tamanho do coração e calibre dos vasos sanguíneos


Uma nova fórmula indica com mais precisão a frequência cardíaca que a mulher deve ter ao praticar exercícios, especialmente atividades aeróbias como corrida e natação. Com esse novo referencial, os treinos se tornam mais eficientes, com impacto positivo no desempenho, além da prática esportiva se tornar mais segura.

Há mais de 40 anos a mesma fórmula é usada para homens e mulheres. Nela, a idade do atleta é subtraída de 220 para indicar a frequência cardíaca, clique aqui máxima, ou seja, o número máximo de batimentos por minuto que a pessoa pode alcançar ao se exercitar.

Contudo, a anatomia entre homens e mulheres é diferente. “O coração do homem é maior e essa musculatura a mais confere mais força ao bombear sangue pelo corpo. Além disso, o calibre dos vasos sanguíneos em mulheres é menor, ou seja, a passagem de sangue é mais restrita”, compara o professor Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor.

Diante disso, uma nova fórmula foi apresentada, durante o American College of Cardiology, nos Estados Unidos. O cálculo é mais complexo: 67% da idade das mulheres subtraída de 200 e, para homens, 93% da idade subtraída de 216. “Essas fórmulas são mais precisas, pois consideram as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, evitando assim esforços excessivos do músculo cardíaco”, afirma Barros. Segundo o estudo, a frequência cardíaca adequada de uma mulher de 30 anos, que pratica esportes é de 190 batimentos.


Estudo

Com o intuito de obter resultados precisos da frequência cardíaca ideal, por meio de exames, a American College of Cardiology analisou mais de 25 mil testes, durante 13 anos, em pacientes sem histórico de doenças cardíacas, em homens e mulheres com idades entre 40 e 89 anos.

A pesquisa mostrou que durante a atividade física os batimentos do coração masculino aumentam mais rápido do que o feminino e, também, tendem a voltar ao normal com mais agilidade após encerrar a atividade. Isso pode estar associado aos hormônios deles. Notada a diferença dos batimentos do músculo entre os genêros, os pesquisadores dedidiram criar a fómula mais precisa.



Veja mais sobre ATIVIDADE FÍSICA em nossas colunas de:

1) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

8) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas