Novidades
Nova vacina contra o Herpes Zoster chega à rede particular nesta semana. Veja aqui!

28/04/2014

Doença é ocasionada pela reativação do vírus da catapora; um quarto dos indivíduos com mais de 50 anos sofrerão da doença

A nova vacina contra o herpes zoster, doença também conhecida popularmente como “cobreiro” que acomete principalmente os idosos, chega nesta semana às unidades do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. Por enquanto, a vacina estará disponível somente na rede particular e é recomendada para pessoas com mais de 50 anos.

Denominada Zostavax®, a vacina é ministrada em dose única e pode ser aplicada juntamente com a vacina contra a gripe, cuja campanha pelo SUS teve início no último dia 22. “A Zostavax aumenta a imunidade celular, reduzindo a incidência, a gravidade e as complicações da doença, que causa dor extrema aos pacientes”, afirma Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo.

Conforme explica o Dr. Cunha, o herpes zoster é causado pela reativação do vírus da varicela, também conhecida como catapora. “Quando o indivíduo contrai catapora, mesmo depois da doença ser curada, ele permanece com o vírus latente dentro de seus gânglios, bloqueado por seu sistema imune. Quando este indivíduo envelhece ou contrai doenças que causam queda severa de imunidade, o vírus passa a atingir a região próxima a estes gânglios que armazenaram o vírus”, explica o médico.

Segundo o especialista, a doença é conhecida como cobreiro porque o vírus toma o trajeto do nervo, formando um caminho de feridas pelo corpo do paciente. “Por se localizar próximo ao nervo, o herpes zoster é extremamente doloroso e causa muito sofrimento a milhões de pessoas em todo mundo”.

Dr. Cunha lembra que 95% dos adultos atualmente já contraíram o vírus da varicela, e cerca de um quarto das pessoas com mais de 50 anos em todo o mundo desenvolverão o herpes zoster.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas