Novidades
Ovos de Páscoa: Descubra as calorias de cada tipo de chocolate, as novidades e os benefícios do amargo!

15/04/2014

A páscoa não é famosa apenas por trazer ovos de chocolate ao leite, branco, crocante, recheados com trufas, morango ou doce de leite, mas também por conter muitas calorias e colaborar para o aumento do peso. Afinal, a páscoa é a época mais doce do ano.



Apesar de o chocolate ser muito calórico, na medida certa, ele pode até proporcionar diversos benefícios à saúde. “O chocolate amargo, (veja mais abaixo) por exemplo, possui uma concentração maior de flavonoides, substâncias antioxidantes do cacau que protegem o organismo de doenças”, afirma o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme. Não é preciso abrir mão do chocolate para ter uma Páscoa saudável. Basta escolher o tipo certo. Enquanto o chocolate branco ou ao leite é rico em calorias e gordura, o chocolate meio amargo tem menos calorias e é rico em substâncias antioxidantes, que protegem o coração.


Consumir ovos de páscoa amargo é uma boa alternativa para quem está preocupada com o peso e não quer ganhar uns quilinhos a mais na páscoa. “Geralmente, o chocolate amargo ou meio-amargo tem menos açúcar e não é tão cremoso igual ao chocolate comum, o que faz com que a pessoa coma menos”, sugere o nutrólogo.


Quem não gosta do chocolate amargo tem a opção do chocolate ao leite, que tem de 35% a 45% de cacau, ou o light, que também tem uma redução de açúcar e gordura. “Os ovos com recheio, chocolate branco devem ser evitados por quem está lutando contra a balança, uma vez que esses ovos não têm cacau em sua composição e sim uma mistura de açúcar, leite e manteiga de cacau, que o torna muito calórico”, explica o Dr. André.


Quantas calorias têm seu Ovo de Páscoa?

Antes de escolher o seu ovo de páscoa, fique atenta a calorias de cada:


Ovo de páscoa com chocolate ao leite
É o ovo mais tradicional da páscoa e também o mais calórico. “Como esse ovo é feito com leite, ele tem alto teor de colesterol e outros tipos de gordura. Para você ter uma ideia, cada 100 g, há 556 calorias e 32 g de gordura”, diz o nutrólogo.


Ovo de páscoa com chocolate Diet
O ovo diet não possui açúcar, por outro lado, tem mais gordura. Cada 25g de ovo diet contém cerca de 110 calorias.


Ovos com recheados com brigadeiro, beijinho ou trufas
Ovos de chocolates trufados são uma delícia, não é mesmo? Mas dependendo do recheio, cada 100g pode ter 537 calorias.


Ovos com amêndoas, castanhas e nozes
Esses ovos só parecem ser leves, cada 100 gramas contém 520 calorias.


Ovos com chocolates aerados
Os ovos contém 500 calorias em cada 100 gramas. Se você está de dieta, o chocolate aerado deve ser evitado.


Ovos de chocolate amargo
Cada 100 g de ovo de páscoa feito com chocolate amargo tem 526 calorias. “O chocolate amargo é a melhor opção para quem deseja fugir do açúcar na páscoa”, explica o médico.



Consumo moderado de chocolate amargo é uma opção para prevenir doenças do coração
Os flavonoides, uma substância encontrada no cacau e que age como protetor cardiovascular, reduzem o risco de aterosclerose. Essa doença consiste no acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode resultar em infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Estas configuram doenças cardiovasculares, que lideram as causas de morte no país com quase 30% de todos os óbitos.

A recomendação do chocolate meio amargo acontece por ele ser mais rico em cacau, que concentra os flavonoides. “Essa substância auxilia a diminuição da formação de placas de gordura, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando a retirada de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado”, explica o Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do HCor.



O cacau, principal componente do chocolate, tem mais de 500 compostos, com destaque para a teobromina, cafeína e teofilina, que proporcionam efeitos nos sistemas nervoso, gastrointestinal e cardiovascular. Também é fonte de feniletilamina, considerado um antidepressivo natural que libera endorfina no cérebro e também é responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Além de reduzir o LDL, a substância contribui para aumentar a taxa do HDL, conhecido como bom colesterol. A função antioxidante também pode estar associada com a redução de gordura corporal, o que colaboraria para o emagrecimento. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que consumem chocolate mais amargo frequentemente apresentam menor índice de massa corporal. Isso porque, em quantidade adequada, o chocolate amargo traz benefícios ao metabolismo.

Além das propriedades cardioprotetoras, o chocolate auxilia na produção de serotonina, hormônio que provoca sensação de bem-estar e está associado à regulação do sono, do apetite e do humor.

Alguns trabalhos indicam que o chocolate, consumido no período pré- menstruação, poderia atenuar os sintomas de irritabilidade e ansiedade. O chocolate amargo, pela baixa composição originária de leite, possui reduzida concentração de colesterol.

Apesar de menos calórico, até os chocolates amargos precisam ser consumidos com certa moderação. “Os chocolates permanecem saudáveis quando consumidos sem exagero. Cerca de 25 a 30g por dia (equivalente a dois bombons pequenos) é uma boa quantidade para quem pretende adotar uma ingestão regular”, afirma o Dr. Magnoni.

Prefira sempre que possível, inclusive na Páscoa, os chocolate mais amargos acima de 50% de cacau. Intolerantes ou alérgicos ainda têm a opção com versões sem glúten e lactose. “Para não comprometer a dieta, é indicado evitar o chocolate branco que, ao contrário do amargo, não possui os benefícios dos flavonoides e é rico em gorduras por ser composto, basicamente, de manteiga de cacau”, explica a nutricionista Alessandra Luglio.


Chocolates com outros nutrientes: Ovos de Páscoa Funcionais

Já existem chocolates que, além dos benefícios do cacau, oferecem outros compostos que favorecem a saúde, como cranberry, d-ribose e lactium. “O lactium é um antiestresse natural com propriedade tranquilizante e sem contra-indicações. Apesar de ser derivado do leite, não contém lactose”, finaliza a nutricionista consultora da Nutrawell Alessandra Luglio.

Pessoas com intolerância à lactose, glúten, diabéticos e veganos ficam por vezes sem boas opções para se deliciar na Páscoa. Em meio às muitas linhas com base no leite e em outros ingredientes, esse grupo de consumidores sai em busca de alternativas para esta época do ano.


Ovos de Páscoa funcionais. Trata-se de uma linha feita com base nos já conhecidos chocolates da marca, presentes em drogarias e bombonieres do Brasil.

Os ovos da Chocolife vêm em três opções, com destaque para as versões de 50 e 70% de cacau. Suas funcionalidades são a grande quantidade de flavonoides, ação antioxidante, baixo teor de calorias e gorduras, zero açúcar, glúten, lactose e gorduras trans. Para quem prefere um chocolate mais tradicional e não possui restrições, há ainda a versão ao leite. Os três produtos são encontrados em embalagens de 160g.

Outra opção de chocolate para a Páscoa e que também não possui lactose, glúten e gordura trans pode ser encontrada na Chocofitness. A empresa também fabrica ovos de chocolate e barras seguindo o conceito 100% vegano e natural, porém, o diferencial desses produtos é o acréscimo de outros ingredientes funcionais como a chia e goji berry.

A Dra. Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), comenta que é primordial ter atenção às escolhas:

Ovos Diet e Light: “Os produtos diet são desenvolvidos para serem consumidos por pessoas com colesterol alterado, diabetes e com restrições alimentares ao sódio, açúcar e lactose, por exemplo. Já os alimentos light são aqueles que apenas apresentam redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais”, exemplifica.

Alta concentração de cacau: Os chocolates com uma concentração maior de cacau, segundo a médica nutróloga, “apresentam uma quantidade bem menor de açúcar e maior de polifenóis e antioxidantes benéficos ao organismo, como o resveratrol que protege a pele contra a radiação UV, combate o envelhecimento cutâneo precoce e também protege contra as doenças cardiovasculares”. Para desempenharem estas funções os chocolates devem ter pelo menos entre 50% e 70% de cacau em sua composição. Uma maneira de identificá-lo é encontrar o cacau como primeiro ingrediente da lista no rótulo do produto.

Ovos de Alfarroba: Os ovos de chocolate confeccionados a partir da leguminosa alfarroba são alternativa para aquelas pessoas com limitações alimentares que não simpatizam com o sabor do ovo diet ou light. A Dra. Marcella explica que o ovo de alfarroba, “mesmo não possuindo cacau, açúcar, glúten, nem lactose, tem a quantidade de calorias equivalente ao chocolate normal, com sabor semelhante”.

Ovos com colágeno: Existe ainda uma opção para quem quer tratar a pele. São os ovos com concentração de colágeno, com objetivo de melhorar o tônus. Segundo a doutora, no entanto, “desde que sejam consumidos 10g de colágeno hidrolisado ao dia”.









Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas