Novidades
Queda acentuada da massa muscular e da força com o avanço da idade atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo. Vejam aqui!

11/04/2014


A síndrome, conhecida como sarcopenia, está diretamente ligada com a redução de mobilidade e qualidade de vida a partir dos 60 anos


Nenhuma perda é mais radical ou significante durante o processo de envelhecimento do que a diminuição da massa magra corporal, ou seja, a perda muscular. Esse processo caracteriza uma síndrome geriátrica conhecida como sarcopenia. Estima-se que o problema comprometa a mobilidade de 8% a 40% das pessoas a partir dos 60 anos, chegando a uma incidência superior a 50% a partir dos 80 anos. Mesmo com estimativas ainda conservadoras, atualmente, a sarcopenia afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, podendo ultrapassar 200 milhões nos próximos 40 anos.

A sarcopenia ocorre porque com o avanço da idade uma série de processos torna mais difícil a assimilação das proteínas e a síntese muscular, o que resulta na redução da massa magra. Essas alterações refletem diretamente em mudanças na força e na função motora, que levam à redução do desempenho físico, limitação funcional, aumento do risco de quedas e, muitas vezes, à fragilidade, incapacidade, aumento do número de internações em hospitais e casas de repouso e até a morte. “O mais importante na prevenção da sarcopenia é receber orientação médica adequada e ter atividades físicas como rotina desde cedo. Alimentação balanceada, rica em proteínas e vitamina D, também auxilia nessa prevenção”, diz o médico geriatra Dr. João Toniolo, membro da Coordenadoria de Ensino e Pesquisa do Hospital São Paulo e chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

A redução muscular não está necessariamente ligada à redução significativa do peso, por isso nem sempre é aparente. Não são somente os idosos magros que estão sob risco de sarcopenia. Como afeta a qualidade do músculo, com infiltração de gordura e alteração do tipo de fibra, mesmos os idosos de aparência mais forte podem ter dificuldades de subir escadas, levantar-se da cadeira ou carregar sacolas. Mas, muitas vezes essas limitações são percebidas como normais do envelhecimento, o que não é uma verdade. Elas precisam ser tratadas.

A atividade física e a alimentação rica em proteínas são fatores que contribuem para a prevenção da sarcopenia. Idosos sedentários, comprovadamente, apresentam menor massa muscular do que aqueles que praticam algum tipo de exercício. Além disso, a alimentação é muito importante no desenvolvimento ou progressão da síndrome. O consumo deficiente de proteínas tem grande impacto, principalmente na população idosa, que passa a se alimentar em menores quantidades. Isso compromete a ingestão de nutrientes, diminui as reservas naturais e mobiliza os tecidos musculares, tornando-os mais suscetíveis. “Com a idade e as alterações próprias do envelhecimento, intensificam-se as perdas de massa muscular e vitamina D, elemento este muito importante na construção muscular e para a força. Por isso, além de suplementos proteicos, é indicada a reposição da vitamina D”, explica o Dr. Toniolo.


Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner






Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas