Novidades
Você sabia que o envelhecimento da pele é acelerado pelo excesso de açúcar? Veja aqui!

25/03/3014


Estudos recentes mostram que uso de nutriente natural pode evitar flacidez, rugas e até mesmo perda da visão, embolias e tromboses, problemas desencadeados por dietas inadequadas

A ligação das moléculas de açúcar a proteínas no organismo, conhecido como glicação, é um processo natural que provoca o enrijecimento celular. Na pele, seu efeito é percebido com a perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e favorecendo o envelhecimento da pele, além do surgimento de marcas de expressão – como as rugas.

Segundo a Dra Flávia Addor, dermatologista, estudos recentes sobre o uso da carnosina se mostram promissores no combate ao envelhecimento cutâneo. "A carnosina é um nutriente natural que existe no organismo, mas cuja presença diminui com o passar do tempo. O uso de cremes, séruns e filtros solares contendo carnosina impede a ligação do açúcar com moléculas de colágeno - responsável por manter a integridade da derme – garantindo que a pele permaneça saudável por mais tempo", explica.

A melhor maneira para evitar a ocorrência exagerada da glicação é manter uma dieta sem excesso de açucares. “É necessário evitar ao máximo esse processo, pois ele pode gerar problemas em todo o organismo, como leucoma (opacificação da córnea que pode gerar a perda da visão) e doenças vasculares (como embolias e tromboses) devido às alterações da parede dos vasos sanguíneos. Além disso, a ingestão de grandes quantidades de açúcar pode gerar obesidade, além de diversas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”, alerta Dra. Flávia.

“Hábitos de vida saudáveis, exercícios físicos moderados, alimentação balanceada e medidas de fotoproteção adequadas – como evitar exposição direta ao sol quando não se estiver devidamente protegido, usar camisetas, chapéus, e aplicar protetor solar com no mínimo FPS 30 a cada 2 horas quando estiver exposto aos raios solares – ainda são as melhores medidas para prevenção”, orienta a dermatologista.

O envelhecimento natural da pele, acelerado principalmente pela emissão de raios ultravioletas pelo sol, é ainda mais potencializado, além da própria glicação, quando aliado ao tabagismo (que provoca constrição das artérias e veias, restringindo a quantidade de oxigênio transportado para as células da pele) e ao estresse oxidativo (um desequilíbrio na desintoxicação celular que contribui para danos em tecidos biológicos).

Para quem já apresenta problemas de envelhecimento da pele, Dra. Flávia afirma que o Brasil está na rota das tecnologias mais avançadas para tratamentos estéticos e clínicos, com o uso difundido de técnicas de laser, peeling, raios infravermelhos, radiofrequência e preenchedores.




Veja mais sobre o assunto Beleza em:
1) Dermatologia e Saúde com Dra. Érica Monteiro

2) Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

3) Beleza e Estética com Orlando Sanches

4) Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker








Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas