Novidades
Lançamento da 1ª prótese auditiva

ENVOY MEDICAL LANÇA NO BRASIL, DURANTE AULA DO PROF. DR. RICARDO FERREIRA BENTO, NO 6º CONGRESSO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, QUE SE REALIZARÁ NO RIO DE JANEIRO, ENTRE 5 E 8 DE DEZEMBRO, O ESTEEM-HEARING IMPLANT, A PRIMEIRA PRÓTESE AUDITIVA QUE VAI REVOLUCIONAR O UNIVERSO DO AASI

Será lançada no Brasil, durante o 6º Congresso de Otorrinolaringologia, a primeira prótese auditiva que vai modificar a história de quem precisa de AASI – aparelho de audição para ouvir. Trata-se da primeira prótese totalmente implantável, que já foi aprovada na Comunidade Européia e, atualmente, auxilia muitas pessoas, no mundo inteiro a ouvirem, e se comunicarem com todos os que estão perto deles.

"É o Esteem-Hearing Implant, uma prótese auditiva totalmente implantável, baseada em tecnologia piezo elétrica, realizada em uma cirurgia que coloca o micro aparelho na orelha média ou mastóide, permitindo que o paciente ouça, sem nada externo como os aparelhos convencionais", explica Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, responsável pela disciplina de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, de São Paulo.

O aparelho é minúsculo e este método é bastante positivo para quem optar por ele, segundo o médico, e possui um efeito estético bom além de eliminar o incômodo de um aparelho pendurado atrás da orelha ou dentro do canal do ouvido. A Envoy Medical, empresa que produz o aparelho, propõe mais que isso, pois o Esteem-Hearing Implant tem um resultado melhor do que as atuais próteses existentes no mercado. "Não há o problema do aspecto estético, além de ser usado em todas as situações do dia-a-dia, enquanto dorme, na chuva, no banho, em atividades aquáticas, durante exercícios físicos e em todas as outras situações que impedem o uso de um aparelho convencional. A troca de bateria será feita uma vez a cada há cinco anos com um procedimento muito fácil", explica o otocirurgião.

O Esteem-hearing Implant possui, ainda, outros benefícios em relação aos aparelhos convencionais. Estudos revelam que existem restrições dos futuros usuários de prótese auditiva. A primeira é relacionada ao envelhecimento e uso do aparelho estético. Há dificuldade de manuseio – pode se danificar com facilidade em choques –, existem casos de perda; a qualidade do som não é perfeita em ambientes ruidosos ou quando há muitas pessoas falando ao mesmo tempo, e, por último, a pele do canal auditivo sofre em relação aos moldes necessários para adaptação das próteses. E, ao mesmo tempo, 10% da população brasileira necessitam da prótese auditiva para se comunicar.

"Dentre os cinco sentidos, a audição é o mais importante para a comunicação. Ela é essencial para o bem-estar social e profissional de cada um. E a Organização Mundial de Saúde, depois de aprovar que o século XXI será o das Comunicações, recomendou que todos os países tomassem iniciativas para diminuir em 50% as causas adquiridas de surdez até 2.010 e ações para melhorar a audição das pessoas. Quem não ouve, dificilmente participa da vida social. E a perda da audição, pode resultar em vários problemas de ordem social e psicológica, como ansiedade, frustração, irritabilidade, insegurança, paranóia, instabilidade emocional, sensação de inferioridade, desorientação e capacidade de concentração", diz Dr. Ricardo.

O Esteem-hearing Implant será testado no Brasil, em dois pacientes do Hospital das Clínicas, no início de 2008 e a Envoy Medical estará apresentando o novo aparelho durante aula que o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento ministrará durante o 6º Congresso de Otorrinolaringologia, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. "É um grande avanço tecnológico, que vai ajudar o brasileiro a envelhecer com qualidade de vida", finaliza ele.

Serviço:

Maiores informações sobre o congresso podem ser obtidas através do site www.forl.org.br, ou na Fundação Otorrinolaringologia de São Paulo, na Rua Teodoro Sampaio, nº. 417, cj 52, Pinheiros, tel. (Oxx11)3068.9055.




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas