Novidades
20 Dicas para Emagrecer!

17/03/2014


Logo abaixo estão as dicas do Sentir Bem para você conseguir emagrecer juntamente com os exercícios:

1. Durma bem! Oito horas por dia pode parecer muito para algumas pessoas, mas é o número de horas ideal para que o corpo se refaça. Mais: o sono repõe os hormônios e reequilibra a mente. Só atente para que a última refeição do dia seja mais leve, já que as calorias ingeridas ficarão em repouso.

2. Não existe droga ou fórmula capaz de dissolver calorias. Nem dieta que faça milagres. Calorias só são gastas quando solicitadas. E isso só acontecerá com a prática de atividade física regular. Caminhar, dançar, nadar, pedalar, vale tudo para movimentar o corpo. Dica: prefira a parte da manhã. Seu gasto energético vai ser mais eficiente durante o resto do dia.

3. Fuja das grandes compensações do tipo comer muito e depois, por culpa, não comer mais nada. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de alimento de que necessita, é como se interpretasse que está num deserto sem comida. Seu instinto de sobrevivência faz com que poupe energia e passe a gastar menos para poder armazenar provisão. É preferível diminuir as quantidades, fracionando as refeições, e comer mais vezes - nunca fazendo intervalos com mais de três horas.

4. É importante que seu intestino funcione bem - não apenas para eliminar toxinas, mas porque a prisão de ventre prejudica a circulação, atrapalhando o retorno do sangue. Para garantir que essa "máquina" trabalhe com eficiência, aumente a quantidade de fibras da dieta, consumindo mais alimentos integrais, frutas com casca, laranja com bagaço, verduras cruas, legumes crus ralados com casca. Unindo o "útil ao útil", as fibras também aumentam a sensação de saciedade - o que vem a calhar num momento em que diminuir a quantidade de comida nas refeições é fundamental -, são energéticas, mantendo o pique diário equilibrado, e ainda ajudam a controlar o colesterol.

5. Capítulo doce: você adora e está adiando a sua dieta só para não ficar sem os seus quitutes. "Um bombom pequeno, no meio da tarde, não vai arrancar pedaço, e até garante o pique da dieta. Mas previna-se do excesso de calorias preferindo aqueles que incluem frutas como parte do sabor doce, como as barrinhas de cereais, as granolas com frutas, as saladas de frutas, os picolés de frutas ou os frozen iogurtes."

6. Evite o efeito sanfona, aquele que faz você ganhar e perder peso várias vezes, mesmo que seja uma quantidade pequena. Além de ser um convite às estrias, o engorda-emagrece-engorda faz o corpo adquirir gorduras em locais específicos, que vão ficando cada vez mais difíceis de ser eliminadas.

7. Esqueça o manjado grelhado com uma saladinha pálida. Se você quer perder peso com saúde, sua refeição deve conter, em média, 50% de carboidratos, a principal fonte de energia para corpo, e os outros 50% divididos entre proteínas, essenciais para a reconstrução e renovação dos tecidos, vitaminas, sais minerais e gorduras. Dica: quanto mais colorida for a composição, maior a possibilidade de ingerir todos os nutrientes de que seu corpo necessita.


8. Fuja das grandes compensações do tipo comer muito e depois, por culpa, não comer mais nada. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de alimento de que necessita, é como se interpretasse que está num deserto sem comida. Seu instinto de sobrevivência faz com que poupe energia e passe a gastar menos para poder armazenar provisão. É preferível diminuir as quantidades, fracionando as refeições, e comer mais vezes - nunca fazendo intervalos com mais de três horas.


9. Restrinja a ingestão de alimentos muito ricos em sódio ou sal, como enlatados, embutidos, frios, queijos fortes, temperos prontos, salgadinhos e alimentos desidratados em pacotinhos, pois eles dificultam a eliminação de líquidos do corpo, retendo-os sob a pele e causando inchaço. Para quem tem celulite, a retenção de líquido piora o quadro sensivelmente.

10. Estratégias para driblar a fome: ter sempre por perto, em casa, na bolsa ou na gaveta do escritório, frutas secas (damasco seco, uva-passa, banana-passa...). Se bater aquela fome no trânsito ou no meio do expediente, essas aliadas são deliciosas e energéticas, e dão sensação de saciedade. Iogurte desnatado na geladeira do escritório é outra boa alternativa.

11. Que tal pôr em cena aquele jogo americano lindíssimo que está na gaveta? Deixar as travessas na cozinha e sentar à mesa com um único prato, bem servido para alimentar, mas sem o risco de exagerar em pequenos repetecos, é uma medida de efeito.

12. Esse momento não poderia ser mais apropriado para as fumantes inveteradas pensarem em largar o vício ou, ao menos, reduzi-lo. O cigarro prejudica a oxigenação das células e a circulação sanguínea - o que, por tabela, piora a celulite. A vontade de emagrecer já é, em si, um estresse. Ao fumar, ingere-se, entre outras substâncias maléficas, o cádmio, que é um metal pesado tóxico e agravante do envelhecimento;

13. Para manter o equilíbrio do organismo, é muito importante ingerir diariamente determinadas vitaminas e minerais. Veja os principais e algumas das fontes mais ricas: vitamina C (frutas de cor amarelada como acerola, laranja, melão), beta-carotenos (tomate, cenoura e legumes laranja-avermelhados), vitamina E (grãos, ovos, óleos vegetais, folhas verdes) e os minerais selênio (brócolis, pepino, alho, peixes, carnes), magnésio (frutos do mar, vegetais verdes), manganês (grãos, nozes), zinco (grãos, trigo, germe de trigo, frutos do mar, carnes), cromo (cereais) e cálcio (leite), pois têm a função de varrer os radicais livres do organismo.

14. Algumas trocas interessantes: azeite e molhos de salada por suco de limão, mostarda e ervas; refrigerantes por chá de frutas ou sucos leves (melão, melancia, abacaxi, maracujá, uva) e muita, muita água; pão francês por pão integral; leite integral por semidesnatado ou desnatado; bolacha cream-cracker por torradinhas integrais; manteiga ou maionese por requeijão light; bolacha recheada por biscoitos de aveia e fibras.

15. Nessa temporada em que você está se propondo a eliminar os quilinhos extra, passe longe dos fast-food, principalmente a combinação x-burguer/batata frita/refrigerante. A sensação de satisfação será logo substituída por uma fome descontrolada, já que você ingeriu calorias vazias. Mas, se entrar numa lanchonete, prefira os sanduíches menos gordurosos, com salada, e dispense molhos e maionese. Também abra mão da sobremesa.

16. Nunca pule uma refeição. Jejum, então, nem pensar. O ideal é fazer três básicas (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves entre elas.

17. Mesmo que você não seja chegada à onda natureba, procure substituir os produtos industrializados pelos mais naturais, as farinhas comuns pelas integrais, e o açúcar simples por adoçante ou açúcar das frutas. Crie o hábito de ler os rótulos.

18. Esqueça o emagrecimento a jato. A perda de peso muito rápida prejudica a saúde, podendo trazer complicações, e a anemia é uma delas. Por outro lado, geralmente quem emagrece num estalo recupera tudo e um pouco mais, tornando-se presa fácil do efeito sanfona. Não esqueça: o emagrecimento mais permanente é gradativo.

19. Ter a silhueta enxuta é consequência de uma vida saudável, onde você mescla refeições bem balanceadas com atividade física, cuida do seu bem-estar, evitando o estresse e os abusos de bebida ou fumo. Pense que essas medidas de emergência para desfilar um corpo lindo no verão devem ser incorporadas para toda a vida.

20. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas. Além das calorias extras e vazias (que não trazem benefício algum para o organismo), elas podem conter açúcar, e portanto mais calorias vazias, que podem facilmente levar ao excesso de peso e acúmulo de gordura no corpo. Se quiser beber, restrinja o brinde para um dia da semana: uma cervejinha ou 2 taças de vinho. (100 a 150 ml)





Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas