Novidades
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARRITMIAS CARDÍACAS LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO NO DIA 12 DE NOVEMBRO

Arritmias Cardíacas e Morte Súbita são temas da Campanha Coração na Batida Certa.

Com o slogan “Seu coração pode não estar no mesmo ritmo que você”, a SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) deu início à Campanha “Coração na Batida Certa”. A Campanha vai celebrar o dia 12 de novembro como o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Arritmias Cardíacas são alterações do ritmo normal do coração. Pessoas com doenças cardiovasculares, como infarto e doenças do músculo cardíaco, são afetadas com mais freqüência. No entanto, indivíduos saudáveis (inclusive atletas) também podem ter Arritmias Cardíacas. Muitas vezes elas não provocam sintomas e, por isso, grande parte da população desconhece seus riscos. A falta de informação é um dos principais fatores que podem levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como Morte Súbita.

A Campanha consistirá na mobilização e no envolvimento dos principais Centros de Referência Médica (hospitais e clínicas) do país, que realizarão, durante o dia 12 de novembro, dentre outras atividades, aulas educacionais sobre o tema. Além disso, disponibilizarão quiosques com distribuição de folhetos informativos à população e exibirão um vídeo da campanha durante as ações. Até o momento, estão envolvidos na Campanha 60 Centros de Referência Médica de 34 cidades, em 19 Estados brasileiros e no Distrito Federal.



O Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita é parte de um projeto de conscientização e educação coordenado pela SOBRAC. “No Brasil ainda não existe um estudo com dados clínicos e estatísticos sobre Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Esta será uma oportunidade para coletar informações relevantes e fazer um levantamento dos principais indicadores de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita no país”, afirma o Dr. Martino Martinelli, presidente da SOBRAC.

A Campanha também vai captar recursos para disponibilizar desfibriladores em ambientes extra-hospitalares, como vias públicas, aeroportos, shopping centers e estádios esportivos. O desfibrilador é um aparelho que emite descarga elétrica em caso de parada cardíaca e pode fazer o coração voltar a bater no ritmo adequado para bombear o sangue. “Pessoas que apresentarem parada cardíaca e morte súbita somente terão chance significativa de sobreviver e se recuperar se tiverem acesso a um serviço de urgência equipado com desfibrilador ou a um Desfibrilador Elétrico Automático (DEA)”, explica Martinelli. De acordo com a American Heart Association, a chance de sobreviver ao ataque cardíaco súbito diminui de 7% a 10% a cada minuto a partir do momento do ataque. Após apenas 10 minutos, as possibilidades de sobrevivência se tornam praticamente inexistentes, aumentando o risco de danos cerebrais irreversíveis.

Embora seja necessário treinamento básico para um manuseio seguro, o DEA é um instrumento portátil, de fácil uso, que pode ser empregado por leigos treinados ou paramédicos. A campanha da SOBRAC também contempla o treinamento para utilização de desfibriladores.

Mais informações sobre a campanha, bem como o calendário geral de ações e eventos, estão disponíveis no site www.sobrac.org.

Sobre a SOBRAC

A SOBRAC - Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cujo objetivo primordial é normatizar todas as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, assim como promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade. Dentro dessas prerrogativas, a SOBRAC tem a competência de educar e esclarecer sobre os riscos das Arritmias Cardíacas e o risco potencial de Morte Súbita.

Veja mais sobre o assunto em nossas coluna de Cardilogia e Saúde com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho




Veja mais

Conheça cinco motivos para não tirar cutículas

5 Fatos que todos devem saber sobre HEMORROIDAS

Dia Mundial do Coração em 29/09: a cada 40 segundos um brasileiro morre devido a doenças cardiovasculares

AACD celebra 66 anos e promove evento sobre empreendedorismo e superação. Veja aqui como comprar seu convite!

31/05: 5º FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas