Fitoterapia
Assuntos Relacionados
Tabela de Alimentos      IMC      Receitas
Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas
Fitoterapia
Oi, sou Vanderli Marchiori, nutricionista, e estarei com voces, aqui no Módulo de Fitoterapia. Um espaço destinado a voce conhecer mais sobre o uso de plantas medicinais em tratamentos de saúde. A Fitoterapia, minha especialidade, estuda várias plantas que apresentam potencial açao benéfica em nosso corpo e cujos estudos podem definir sua eficácia , dose segura e método correto de uso. A cada matéria voce vai se informar sobre a grande variedade de utilizaçoes desta ciencia e estou certa que irá se apaixonar pelo assunto! Aguardo a companhia de voces! Quer falar comigo, sugerir, criticar e opinar? Escreva para: contato@sentirbem.com.br

A nutrição e o funcionamento cerebral

O cérebro é um grande mistério até hoje e sabe-se que é o responsável por grande parte das reações químicas que ocorrem no organismo e algumas delas têm por objetivo tornar a energia dos alimentos disponível para os diversos sistemas fisiológicos.

Isso acontece após o processo de digestão dos alimentos, quando nossas células usam energia e vitaminas e minerais de maneira diferenciada para poder se autoregular.

A energia gerada é necessária para ativar a atividade muscular, a secreção pelas glândulas, a manutenção de potenciais de membrana nas fibras nervosas e musculares, a síntese de substâncias intracelulares e a absorção dos alimentos pelo trato gastrintestinal. O trato digestivo fornece ao organismo um suprimento contínuo de água, eletrólitos, substâncias e nutrientes. Isso exige movimentação do alimento ao longo do trato digestivo, secreção de sucos digestivos e digestão do alimento, absorção dos produtos da digestão, de água e dos vários eletrólitos, circulação de sangue pelos órgãos gastrintestinais e o controle de todas essas funções é feito pelo sistema nervoso e hormonal.

Sem uma fonte contínua de energia as células deixam de funcionar e morrem. Sabe-se que o carboidrato é a melhor fonte energética e que um grama de carboidratos fornece 4 kcal e que a glicose é o principal combustível para o cérebro. É ela que irá manter a integridade funcional dos tecidos nervosos. Os sintomas de uma redução moderada na glicose sangüínea (hipoglicemia) incluem sensações de fraqueza, fome e vertigens. Uma queda contínua e profunda pode causar dano cerebral irreversível. Assim como o resto do organismo, o cérebro necessita de uma alimentação balanceada, com cereais, frutas ricas em vitamina C (laranja), legumes, carnes magras, leite desnatado ou iogurte, e, principalmente, de carboidratos, como o pão. O cérebro tem 2% do peso de uma pessoa, mas consome diariamente 30% das calorias ingeridas. Além de ser energético, o carboidrato possui outras funções: são ativadores do metabolismo das gorduras e poupa a queima de proteínas com finalidade energética.

Por isso devemos nos alimentar equilibradamente !!! Somente o consumo equilibrado de nutrientes variados garante a manutenção da saúde cerebral e consequentemente menores chances de compulsão alimentar.

ALIMENTE SEU CÉREBRO E GARANTA SEU RESULTADO POSITIVO !!!








Veja todos

A arte e a ciência do uso de plantas medicinais em tratamentos de saúde

Mitos e Verdades

A nutrição e o funcionamento cerebral

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas