Entrevista
Homeopatia: mais simples do que parece

Sentir Bem - O que é a Homeopatia e o medicamento homeopático?

Dr.Moisés: A homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, assim como as outras especialidades (pediatria, ginecologia, pneumologia e outras). Ela foi criada por um médico (Christian Friedrich Samuel Hahnemann) em 1790, na Alemanha.

A homeopatia baseia-se na observação do paciente de forma global, holística (como um todo) e não apenas em suas partes (cabeça, membros, estômago, etc). O médico analisa não só a doença mas, principalmente, busca conhecer seu paciente em toda sua história de vida, seus hábitos (alimentares, de atividade física, sono, funcionamento de seu intestino e de sua bexiga), suas formas de reagir a estímulos (climáticos, ambientais, emocionais).

Após essa consulta, o médico vai buscar as formas para ajudar seu paciente a se reorganizar, se reequilibrar, de forma suave, harmoniosa e definitiva.

O remédio homeopático é um dos instrumentos que o médico utiliza para esse fim.

Hahnemann buscou na natureza as fontes dos medicamentos homeopáticos (animal, vegetal e mineral) e a partir daí, em uma forma especial de preparação (diluição e sucussão) preparou e experimentou (em si e em amigos e alunos, na sua época) as ações desses medicamentos.

Assim, comparando os sintomas que essas substâncias energizadas provocavam com os sintomas de seus pacientes, ele buscava um medicamento, entre os que ele estudou, que pudesse, através da “semelhança”, auxiliar a cura.

Sentir Bem - A Homeopatia pode ser usada concomitantemente com a Alopatia?

Dr.Moisés: Medicina, segundo definição do dicionário Aurélio, é a arte ou ciência de prevenir, curar ou atenuar as doenças. Assim, o compromisso do médico é com o seu paciente e não com esta ou aquela forma terapêutica. O médico vai buscar, dentro do seu conhecimento, o que ele tiver de melhor para o bem estar e a qualidade de vida do indivíduo que o procura.

O médico homeopata, antes da especialização, é formado nas escolas tradicionais de medicina (6 anos de curso), a maioria imensa deles tem outra especialidade (ou seja, fez uma especialização em regime de Residência Médica de 2 a 3 anos – em tempo, eu sou Pediatra) e depois disso fez um curso de especialização em Homeopatia (3 anos).

Assim, o médico consciencioso (homeopata, alopata, acupunturista, entre outros) vai buscar, para o seu paciente, a melhor forma de cura de seus problemas.

A alopatia não anula os efeitos da homeopatia. Elas podem sim ser usadas em conjunto. Em alguns casos, a homeopatia pode ser utilizada como única forma medicamentosa de tratamento. Em outros casos, pode ser necessária a utilização de métodos alopáticos em conjunto. Mas não há nada que impeça a utilização simultânea dessas duas formas medicamentosas, desde que sejam respeitados o bom senso e prescritos por médicos aptos, responsáveis e capazes nas suas respectivas áreas.

Sentir Bem - Tem alguma previsão de tempo para o tratamento com a homeopatia começar a "ter efeito"?

Dr.Moisés: Muito se fala sobre a demora de ação do medicamento homeopático. Não confunda demorado com prolongado. O fato de dizermos que o tratamento pode ser longo não quer dizer que você terá sintomas durante este tempo todo. Você pode melhorar bem rapidamente, em pouco tempo de tratamento. Porém, poderá ser necessário manter este tratamento por um tempo prolongado para retornar você ao seu equilíbrio, sem necessidade de usar qualquer medicamento continuadamente.

Sentir Bem - A Homeopatia só deve ser usada como preventiva?

Dr.Moisés: Essa é outra história mal contada sobre a homeopatia. Entre os 3.500 medicamentos homeopáticos, há possibilidades de tratamento tanto de quadros agudos, quanto de quadros crônicos, quanto preventivos.

E, em todos esses campos, a ação desses medicamentos pode ser comprovada pela prática médica e pela busca, cada vez mais freqüente, por essa linha médica mais globalizada, mais centrada e focada no ser humano.

Sentir Bem - É mito ou verdade que quando iniciamos um tratamento com homeopatia os sintomas do problema tratado aparecem para depois desaparecerem?

Dr.Moisés: Esta não é a intenção, mas pode acontecer.

O medicamento homeopático provoca no organismo uma doença artificial, semelhante à doença natural, mas um pouco mais forte do que ela. Isto significa que você pode vivenciar uma discreta e passageira agravação dos sintomas, mas que de forma alguma compromete o caminho de cura ou o seu estado geral.

Quando a ação energética do medicamento cessa, a doença natural desaparece.

O medicamento homeopático é como uma informação de energia que o corpo vai utilizar para tentar corrigir um desequilíbrio. Se esta energia for muito forte ou se a doença retirou energia do corpo de forma muito importante, a ação do medicamento pode ser excessiva e pode ocorrer uma piora dos sintomas.

Se isso acontecer, comunique-se com seu médico homeopata que ele estará capacitado a orientá-lo da melhor forma possível para sanar este desconforto.

De qualquer forma, se esta pequena piora ocorrer, isto é sinal de que o medicamento deve estar correto, apenas em potência um pouco elevada.

Sentir Bem - Existe idade mínima para iniciar um tratamento com homeopatia?

Dr.Moisés: A homeopatia pode ser utilizada em qualquer idade e nunca é tarde demais (e nem cedo demais) para começar. Podemos acompanhar o ser desde sua concepção, utilizando os medicamentos homeopáticos durante a gestação, favorecendo esse processo e prevenindo sintomas de desconforto (náuseas, azia entre outros), já agindo no bebê em formação e preparando-o para sua vida de recém-nascido, criança, chegando (e passando) à adolescência, a vida adulta, até que ele reinicie esse ciclo (tendo novos filhos). Mas a homeopatia não se limita a esses casos. Temos grandes possibilidades de melhora da qualidade de vida na terceira idade (a melhor idade). E nesse ciclo de nossas vidas, a homeopatia pode ter sua ação na prevenção, cura ou atenuação de problemas de saúde, tanto individual quanto coletiva (como em epidemias, por exemplo).

Sentir Bem - Quais os cuidados que devemos ter com os medicamentos homeopáticos?

Dr.Moisés: O medicamento homeopático é receitado após uma consulta médica específica. Sendo assim, ele é único, para aquele quadro e para aquele momento (o simillimum). Assim, o medicamento precisa ser manipulado por profissional farmacêutico habilitado a fabricá-lo, estocá-lo e dispensá-lo de forma adequada e que esteja apto a prestar os esclarecimentos necessários.

O medicamento homeopático pode ser feito de plantas, animais, minerais. Ele é muito diluído e, desta forma, não vai fazer mal ao doente. Além de diluído ele é energizado (sucussionado).

- O local adequado para guardar o medicamento deve ser protegido de poeira, luz, umidade e calor; protegido de cheiros fortes (cânfora - antídoto homeopático); distante de aparelhos que emitam radiações (microondas, geladeiras, computadores, eletrodomésticos, celulares, raios X, detetores de metais em bancos e aeroportos). Mantenha o medicamento homeopático distante do alcance de crianças e animais.

- Ao tomar o medicamento evite seu contato direto com as mãos. Em caso de glóbulos ou pastilhas, ponha a dose adequada na tampinha do vidro e vire na boca. Em caso de líquidos: dose única (longe das refeições - ao deitar ou em jejum de pelo menos 1 hora antes e depois do remédio) ou gotas diárias repetidas - conforme orientação médica. Você deve evitar gostos fortes na boca (pasta de dentes, balas mentoladas, cigarros, café, bebidas) ao ingerir o medicamento (15 a 30 minutos antes e depois de tomar o medicamento). Aguarde 15 a 30 minutos entre a tomada de dois medicamentos homeopáticos.

- Você deve agitar o frasco antes de cada dose tomada de medicamento.

E as bulas homeopáticas ? Não existem. Não há como indicar para que serve o medicamento. O remédio é usado para quem (paciente) e não para o quê (doença). Este paciente apresenta um conjunto de sintomas, em um determinado momento, com algumas características (clima, horário, duração, intensidade, causa, etc.) que indicam, às vezes, remédios diferentes para situações aparentemente semelhantes ou remédios iguais para situações aparentemente diferentes. Os medicamentos homeopáticos podem ser usados simultaneamente com outros (até alopáticos), quando necessário.

Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas