Entrevista
Dr. Marco Antonio Munia

Sentir Bem: Exercícios podem causar varizes? Quais os tipos mais indicados e os menos indicados?

Dr. MAM: Sim, exercícios podem causar varizes.

Qualquer atividade física realizada em excesso acaba sobrecarregando o sistema venoso, predispondo assim ao surgimento de varizes, principalmente em pessoas com predisposição familiar. Os exercícios mais indicados para a prevenção do problema são os realizados na água, como natação e hidroginástica, que pela pressão da água fortalece a musculatura e melhora o retorno venoso. As atividades aeróbicas em geral também previnem, além de ajudarem na manutenção do peso ideal, outro fator importante no controle e prevenção das varizes.

Sentir Bem: Qual a diferença entre vasos e varizes? Como identificá-los?

Dr. MAM: Varizes são veias tortuosas e dilatadas que surgem nas pernas. Muitas vezes são indolores, porém podem apresentar dores nas pernas ou sensação de peso e cansaço. Caso a doença não seja tratada, pode evoluir para inchaços, manchas e até para surgimento de feridas, de difícil cicatrização.

Varizes devem ser tratadas logo que apareçam. Não devemos esperar o surgimento de sintomas para o tratamento.

As telangiectasias, os chamados “vasos”, são pequenos capilares da pele, avermelhados ou azulados, em geral menores que 3 milímetros, que causam um comprometimento estético importante, impedindo muitas vezes o uso de saias ou bermudas. Geralmente não causam sintomas, apenas quando em grande número, podem levar a dores nas pernas.

Sentir Bem: Quais os melhores tratamentos da atualidade para os vasos e varizes?

Dr. MAM: Os vasos (telangiectasias) são tratados através da aplicação de substâncias esclerosantes dentro do vaso. Existem inúmeros produtos que podem ser usados, dependendo da quantidade de vasos, seu tamanho e tipo de pele. A glicose resfriada a -20°C, além de não causar problemas comuns a outros produtos como reações alérgicas e até feridas, é muito mais eficaz no tratamento. A associação com sessões de Laser leva a melhores resultados e em menos tempo. É preciso ter muito cuidado com promessas milagrosas.

As varizes devem ser sempre operadas, devido ao risco de problemas mais graves futuros. A cirurgia atualmente apresenta resultados bastante satisfatórios e com baixo índice de complicações, sendo um procedimento seguro e com ótimo resultado estético.

Sentir Bem: Quais os fatores desencadeantes e/ou agravantes das varizes?

Dr. MAM: Entre os fatores que propiciam o surgimento da doença, o mais importante é a hístória familiar. Pacientes com parentes próximos com a doença apresentam maiores chances de desenvolver varizes. Outros fatores também ligados ao aparecimento das veias dilatadas são a idade (podendo atingir mais de 70% das pessoas acima de 70 anos), sexo (mulheres tem três vezes mais varizes que homens), número de gestações, pelo aumento da carga hormonal e dificuldade de retorno venoso causada pelo útero gravídico; obesidade, assim como na gestação, há uma dificuldade de retorno venoso pela gordura abdominal que acaba comprimindo as veias; postura de trabalho, onde pessoas que permanecem muito tempo em pé ou sentadas em uma mesma posição tem mais chances de apresentarem varizes. Por fim a dieta e a constipação intestinal também podem desencadear a doença. Dietas ricas em carboidratos e pobres em gorduras tornam o intestino mais preguiçoso, com conseqüente aumento da pressão abdominal, que é transmitida para as veias das pernas.

Sentir Bem: Homens e mulheres de qual idade podem começar o tratamento de vasos e varizes?

Dr. MAM: Não existe uma idade mínima nem máxima para o tratamento das varizes. Tanto homens quanto mulheres devem procurar o cirurgião vascular assim que perceberem o problema. Este poderá indicar o tratamento mais adequado para a faixa etária e condição de saúde.

As telangiectasias (vasos) podem ser tratadas assim que começarem a incomodar esteticamente.

Sentir Bem: Qual o tempo de recuperação para as pessoas que fazem a microcirurgia e a cirurgia propriamente de varizes?

Dr. MAM: Para a microcirurgia, o tempo de recuperação é de aproximadamente 3 a 4 dias, dependendo da quantidade de veias retiradas e seu calibre.

Para a cirurgia que necessita da retirada da safena, o tempo de recuperação é de 1 semana. Importante lembrar que como qualquer outro procedimento, surgem hematomas na pele, o que impede o contato com luz solar pelo risco de manchas definitivas na pele. O sol deve ser evitado enquanto existirem hematomas, em geral por 1 ou 2 meses. A cirurgia com o uso do laser, quando indicada, diminui a quantidade de hematomas.

Sentir Bem: Os cremes funcionam quando o assunto é varizes?

Dr. MAM: Não, a cirurgia ou o uso de meias elásticas são a única alternativa para tratamento das varizes. O uso de cremes muitas vezes retarda o tratamento e propicia o aparecimento de complicações, o que levará a um resultado estético pior.

Sentir Bem: Qual a especialidade médica devemos procurar quando notamos a presença de vasos e varizes?

Dr. MAM:Sempre que ocorrerem dúvidas sobre varizes, o cirurgião vascular deverá ser procurado. Este especialista é o único capaz de diagnosticar e tratar adequadamente esta doença. Muito cuidado com pessoas não habilitadas e com propostas de tratamentos que prometem resultados milagrosos e em pouco tempo.

Contato:
(011) 3071.1464

Créditos das fotos para: Luiz Doro Neto

Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas