Entrevista
Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Para algumas pessoas manter o peso significa partir para o ‘tudo ou nada’ e radicalizar na dieta e, muitas vezes, deixando de oferecer nutrientes importantes ao organismo. Mas, vale a pena arriscar a saúde para ficar magro? Será que não é hora de adotar uma alimentação saudável para obter os benefícios que isso acarreta à vida?



Ter uma vida saudável exige uma alimentação equilibrada, capaz de oferecer todas as substâncias necessárias para o corpo humano manter o bom funcionamento, evitar doenças, ter bem-estar e vitalidade. “Uma boa alimentação é importante para todas as pessoas, pois é a partir dos alimentos que o organismo retira os nutrientes indispensáveis para seu crescimento e desenvolvimento, manutenção de tecidos, resistência às doenças, entre outros aspectos”, relata a Dra. Lorença Dalcanale (CRN 14383), nutricionista do Centro de Cirurgia Obesidade Metabólica e Mestre em Ciências da Saúde em Gastroenterologia Clínica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Para explicar como uma dieta balanceada pode influenciar na rotina e ajudar a manter o peso, entrevistamos a nutricionista que dá mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

1.Qual o conceito de uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação saudável é aquela que respeita três regras fundamentais:

Variedade: não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, devemos variar ao máximo os alimentos, para que o organismo possa absorver os mais diversos nutrientes;

Moderação: todos os alimentos podem ser consumidos, desde que com muita moderação. É primordial uma boa distribuição entre os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras;

Qualidade: significa comer mais alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, como frutas e verduras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias “vazias”, como biscoitos, alimentos refinados e refrigerantes.

2.Quais os principais erros que uma pessoa comete ao manter uma dieta sem o acompanhamento de um nutricionista?

Em geral, as pessoas tentam praticar dietas milagrosas, que alguém fez ou que viram moda na mídia. Elas, normalmente, funcionam por um período e só devem ser usadas por, no máximo, 15 dias, porque são difíceis de serem adaptadas a um estilo de vida saudável, além de trazerem muitas restrições, desde calorias como de certos grupos de alimentos. Por exemplo, a dieta só focada em proteína exclui os carboidratos, que são fundamentais. Portanto, as dietas devem ser usadas com muita cautela e somente sob supervisão médica ou nutricional.

3.Por que é melhor consumir uma porção de fruta in natura do que tomar seu suco?

Para fazer um copo de suco natural é necessário mais de uma fruta. Se considerar que cada fruta representa uma porção dela e que devemos consumir em torno de 3-4 porções diárias, em um copo de suco esgota-se a quantidade de porções diárias. Outro aspecto que dever ser ponderado é o fato de que fazer o suco destrói as fibras da fruta. Por isso, é preferível comê-la. Um bom exemplo é que em uma refeição se consegue tomar um copo de suco de laranja, mas não se come de 3 a 4 laranjas.

4.Qual a quantidade correta de consumo de proteína, gordura e carboidrato em cada uma das refeições para manter uma dieta saudável?

Não existe uma quantidade ideal de carboidratos, proteínas e gorduras por refeição. O ideal é que a alimentação do dia respeite uma distribuição de 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e, no máximo, 20% de gorduras, distribuídos de forma equilibrada em 5 a 6 refeições por dia.

5.Para quem deseja emagrecer, ficar sem jantar é uma opção saudável? Por que?

Não é aconselhável, porque longos períodos de jejum desaceleram o metabolismo e priorizam perda de músculo, além de serem um gatilho para compulsões e aumento da voracidade e descontrole.

6.O consumo de alimentos diet e/ou light ajudam na dieta equilibrada e saudável? Qual é o limite?

Sem dúvida os alimentos diet e light ajudam a equilibrar a dieta, especialmente os light que, em geral, apresentam uma redução de açúcares e gorduras e não só de sacarose como nos produtos diet. O ideal é que se tenha bom senso no consumo de adoçantes, pois tudo que é em exagero pode trazer algum malefício ao organismo.

7.Dizem que um prato saudável deve ser colorido. É verdade? Como uma pessoa pode montar uma refeição saudável?

Quanto mais colorido e variado for o prato maior será a gama de vitaminas e minerais que estará se ingerindo. Uma boa maneira de equilibrar a montagem da refeição é dividi-la em três partes iguais: uma deve conter saladas verde e legumes, outra parte deve conter os carboidratos e a terceira porção de proteína, tudo isso regado em pouco azeite (1 colher de sobremesa) e pouco sal.

8.Por que as conversas durante as refeições podem atrapalhar?

Este hábito distrai a pessoa que não presta atenção ao que come. Isso implica em maior consumo de alimentos, sem ter a noção exata da quantidade ingerida. As conversas também atrapalham a mastigação, o que pode dificultar tanto a digestão como gerar a formação de gases, porque a pessoa come, fala e engole mais ar. Tudo isso influencia negativamente no processo de fome e saciedade.





Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker, Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogoline Beleza e Estetica com Orlando Sanches

Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas