Entrevista
Paulo Ricardo, um sucesso!

PAULO RICARDO Oliveira Nery de Medeiros, cantor, compositor, intérprete, baixista, guitarrista, jornalista, ator, vendeu mais de 5 milhões de discos, indicado ao Grammy... um artista multimídia. Nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de setembro de 1962, no bairro da Urca, tem 46 anos, até então! A relação com a música começou cedo. Na infância ouvia de Toquinho, Vinícius Nat King Cole. Ainda no Jardim de Infância participou de um programa na TV Globo, apresentado por Augusto Cesar Vanucci, cantando por três sábados seguidos. Seu ídolo desde pequeno era o Rei Roberto Carlos. Em 1967 ao assistir o filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, levado por seu pai, decidiu que a música seria o seu futuro. Depois de morar com a família em Florianópolis e Brasília, Paulo Ricardo, chegou a São Paulo onde tem início seu aprendizado musical ouvindo muito rock como Led Zeppelin, Emerson Lake & Palmer e muito, muito Beatles. Em 1978 foi para Brasília participar de um curso de verão e monta, com o amigo Ismael, sua real primeira banda, Prisma.

De volta a São Paulo, foi ao ensaio de uma banda cover do Deep Purple, e conhece o tecladista Luiz Schiavon. Dessa amizade nasceu o Aura, banda de rock progressivo. No final de 1979, entrou na USP para cursar a Faculdade de Jornalismo e começou a escrever sobre música para as revistas Som Três, Pipoca Moderna e o jornal Canja. Após 2 anos resolveu ir para Londres onde teve contato com toda a cena musical européia do pop-rock, o pós-punk e a new wave. Da capital inglesa enviava a coluna “Via aérea” com as novidades musicais européias. Depois desta temporada voltou para o Brasil decidido a montar uma banda tecnopop e fazer sucesso. Procurou o tecladista Luiz Schiavon, com quem manteve correspondência no período que esteve em Londres, e mostrou as letras que havia composto nesse período. Após vários ensaios com Schiavon, a fita demo resultante deste trabalho foi apresentada a Marcos Maynard da gravadora CBS, porém, foi considerada embrionária. Mas a dupla não desistiu, continuou trabalhando no material inicial com muitos ensaios, ajustes e novas idéias.

Com a entrada do guitarrista Fernando Deluqui e do baterista Moreno Junior, substituído em seguida por Paulo P. A. Pagni, o RPM começou a se apresentar em várias casas noturnas paulistanas e chamou atenção das gravadoras. Depois de várias negociações, a banda fechou um contrato inédito para cinco álbuns com a CBS. O disco Revoluções por Minuto,foi gravado nos estúdios Transamérica em São Paulo, entre 1984 e 1985, com produção de Luiz Carlos Maluly. O disco vendeu mais de 500 mil cópias, mais de 200 shows pelo Brasil e rendeu o álbum ao vivo Rádio Pirata que atingiu a impressionante marca de mais de 2.500.000 milhões de cópias. Em 1989 o RPM tem seu fim, após a gravação e turnê do terceiro álbum Quatro Coiotes. Com o fim do RPM, Paulo Ricardo decide seguir em carreira solo.

O primeiro trabalho foi lançado em 1989, intitulado “Paulo Ricardo” tinha a participação de Fernando Deluqui e trazia os hits “A um passo da Eternidade” e “A fina poeira do ar” com participação de Rita Lee. Paulo Ricardo mantinha a pegada rock’n’roll dos anos anteriores. Em 1991 é lançado seu segundo álbum, “PsicoTrópico”, onde o rock continuava pulsando. Em 1996, lançou o trabalho “Rock Popular Brasileiro”, onde o cantor faz uma releitura de vários clássicos do rock e do pop nacional. A participação de Renato Russo em “A cruz e a espada” se tornou um hit, 10 anos após seu lançamento com o RPM. Tem início um flerte do cantor com a música pop brasileira, com a gravação de “Baby” de Caetano Veloso e “Lumiar” de Beto Guedes. Á partir daí a carreira de Paulo Ricardo começou à trilhar o caminho do pop-romântico, mostrando a influência que Roberto Carlos sempre teve em sua carreira.

Em 2001, Paulo Ricardo regravou “Imagine”, música de John Lennon, que foi tema da novela “Estrela-Guia” da Rede Globo. Para a gravação da canção, foi necessária a permissão da viúva Yoko Ono, que autorizou, pessoalmente à Paulo Ricardo, não só a regravação, como também a versão em português, escrita pelo próprio cantor.

Ainda em 2001, Paulo Ricardo voltou a trabalhar com os parceiros do RPM e lançou o single "Vida Real", que foi tema de abertura do programa Big Brother Brasil da Rede Globo, fenômeno de audiência em todo o mundo. A música foi escolhida como a melhor versão do reality show pela própria Endemol, detendora internacional dos direitos do programa. No final do mesmo ano teve início o trabalho com a MTV para lançamento de um especial do RPM com CD e DVD. O álbum "MTV RPM 2002", foi gravado ao vivo no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de março 2002. O trabalho vendeu mais de 300 mil cópias do CD e 50 mil cópias do DVD.

O ano de 2002 foi repleto de realizações. A Dreamworks convidou Paulo Ricardo para fazer a trilha sonora da versão brasileira do filme Spirit - O Corcél Indomável, que teve a versão original em inglês gravada pelo cantor por Bryan Adams. Com este trabalho, recebeu prêmio da DreamWorks de melhor performance vocal internacional na tradução de Spirit. Em novembro, Paulo Ricardo iniciou sua participação, como ator, na novela “Esperança” da Rede Globo, no papel de Samuel, par romântico de Camille, interpretada por Ana Paula Arósio. Além disso, compôs e interpretou com o RPM a música “Onde está meu amor?”, música tema da personagem de Nina, interpretada por Maria Fernanda Cândido.

Após esta experiência, Paulo Ricardo retomou o trabalho como cantor e iniciou um novo projeto: o grupo PR.5. A banda era formada formado pelo próprio Paulo Ricardo, Paulo P.A. Pagni, Jax Molina, Juninho, Paulinho Pessoa e Yann Lao. Em 2004 foi lançado o trabalho “Zum Zum”. Em 2005, com a banda PR.5, lançou o CD e DVD Acoustic Live, onde interpretou sucessos internacionais de bandas e cantores que tiveram influências em sua formação musical. Beautiful Girl, música da banda ausrtaliana INXX e regravada por Paulo Ricardo nesse cd, foi destaque na novela global Paginas da Vida

Em setembro de 2008 saiu o primeiro single virtual através do site www.pauloricardo.com, que teve na sua primeira semana de lançamento a música inédita “linda demais” como as mais baixadas na UOL.

Veja, logo abaixo, a entrevista que o Sentir Bem fez com o ícone Paulo Ricardo:

Sentir Bem: O seu mais novo CD, Prisma, foi indicado em 2007 ao prêmio Grammy Latino, na categoria de melhor álbum pop contemporâneo. O tão esperado box comemorativo dos 25 anos do RPM foi lançado em julho do ano passado, contendo os três CDs da banda, um CD de raridades e um DVD do show "Rádio Pirata", de 1986. Teremos novidades agora em 2009?
Paulo Ricardo: Sempre! 22/6 estréia na MTV o clipe de "Matar ou Morrer", minha parceria com Andreas Kisser do Sepultura, para o filme Rota Comando, que tem lançamento previsto para julho, e no segundo semestre, meu CD com Toquinho sobre a obra de Vinícius, aguardem!

Sentir Bem: Você está em temporada aqui em SP na casa Tom Jazz, nas 2ªfeiras. Como foi e como será seu calendário ainda no 1º semestre, com relação às suas apresentações, depois do Tom Jazz?
Paulo Ricardo: Dia 11/06 cantei com B.J.Thomas no Via Funchal, em SP, dia 12 foi no Scala em Floripa. Dia 13 fiz show na Hebraica de SP e toda nossa agenda vocês podem conferir no site www.pauloricardo.com

Sentir Bem: Como faz para manter a boa forma? Você faz exercícios físicos? Se sim, prefere academia ou ao ar livre?
Paulo Ricardo: Prefiro academia, faço quatro vezes por semana, e tenho uma dieta equilibrada!

Sentir Bem: Você fez parte de um grande grupo, estouro dos anos 80, o RPM. Como foi seguir carreira solo?
Paulo Ricardo: Difícil no começo, mas depois a coisa engrena. O RPM lançou sua caixa e o livro com sua biografia no final do ano passado, e a saga continua...

Sentir Bem: Existe algum cantor brasileiro que vc gostaria de cantar junto, que ainda não fez?
Paulo Ricardo: Sim, com o Rei, Roberto Carlos!

Sentir Bem: Você costuma acordar cedo?
Paulo Ricardo: Não. Mas hei de conseguir! (risos)

Sentir Bem: Você disse que sua alimentação é equilibrada, você faz alguma restrição (ex, frituras, doces, etc)?
Paulo Ricardo: Equilíbrio é a chave de tudo, procuro manter uma boa alimentação, mas sei que não é fácil. Frituras e doces costumo evitar.

Sentir Bem: Você sempre arrasou corações, qual o tipo de mulher que te atrai?
Paulo Ricardo: A mulher para me atrair, tem que ter uma qualidade imprescindível: SER INTELIGENTE! (risos)

Sentir Bem: O que gosta de fazer para relaxar a cabeça, reduzir o estresse?
Paulo Ricardo: Eu canto... sério! (risos)

O Sentir Bem agradece a gentileza do Paulo Ricardo pela entrevista concedida e deseja que continue com muito sucesso! Não percam a oportunidade de conferir seu show no Tom Jazz em São Paulo/SP!

Até a próxima!

Serviço:

Shows no Tom Jazz às 22h
www.tomjazz.com.br
Ligue (11) 3255 0084 - 3255 3635
www.pauloricardo.com

Compartilhar




Veja todas as entrevistas

O que é, afinal, Diabetes Gestacional? Dr. José Bento, Ginecologista e Obstetra, responde!

Ingredientes nacionais e excelência, levam, novamente, ALEX ATALA, ao reconhecimento internacional!

Xuxa faz 51 anos, bem disposta, confiante e com novos projetos!

José Neto, Campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro)

Esclareça suas dúvidas sobre INDIGESTÃO!

Dr. Paulo Hoff, médico das celebridades!

Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Antonio Britto, Presidente da Interfarma!

Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

Malu Mader aposta no café da manhã!

Como os atores do Mamma Mia mantém a forma?

Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Qual a melhor maneira de começar uma atividade física com o Personal Trainer Carlos Klein!

Cirurgia bariátrica: o futuro da técnica de gastrectomia vertical

Dúvidas comuns sobre a cirurgia plástica de redução dos seios

Paulo Ricardo, um sucesso!

Fernando Meligeni, um nome eterno no tênis!

Jacqueline Dalabona, elegância, talento e beleza!

Orientações de urologista, Dr. Amilcar Martins Giron!

A nova musa da TV: Patrícia Maldonado

Tire suas dúvidas sobre bebidas das festas com Gianni Tartari, Sommelier Renomado

Dra Tanit Ganz Sanchez - Zumbido tem cura?

Homeopatia: mais simples do que parece

Entrevista com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Entrevista com Luciana Vendramini

DEGENERAÇÃO MACULAR: Como conhecer, como combater

Dr. Marco Antonio Munia

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas