Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Confiança? Use-a também com moderação!



Confiança, sentimento-chave para obter resultados. Todos os seres humanos precisam acreditar em si mesmo para se desenvolver. Pessoas referências da música, esporte, moda, dança são exemplos vivos de que podemos chegar onde quisermos, porém confiança em excesso pode atrapalhar o processo. Uma prova recente foi a luta de Anderson Silva contra o lutador Chris Weidman, em que o favorito Anderson perdeu nocauteado. Muitos apostam que foi de propósito, mas a grande verdade é que realmente foi excesso de confiança.

A Life Coach Cibele Nardi analisa o caso de uma forma simples e prática. “O Anderson Silva sabia que era melhor, estava preparado fisicamente e tecnicamente. Sua tática de autoconfiança de brincar com o adversário para provocar e desestabilizar é uma estratégia que pode funcionar, porém com tempo certo e moderação. Como ele ficou muito confiante acabou se perdendo na brincadeira e levou a pior”, explica. A coach ensina que a confiança em si mesmo é fundamental para que o ser humano evolua e aprenda com seus erros, porém é necessário saber dosar para que ela não se torne arrogância. “Uma pessoa que confia demais em si mesmo pode se tornar arrogante facilmente, por isso é preciso ter humildade de saber que por melhor que você seja ainda tem muito a aprender”, complementa.

Para qualquer relação na vida, tanto pessoal como profissional, é preciso refletir sobre atitudes e comportamentos, pois o seu limite termina quando começa o do outro. “Quando temos confiança tudo fica mais fácil, porém precisamos saber ouvir o outro para evoluir. As críticas vêm para ajudar a melhorar. Não podemos humilhar ninguém por acharmos que sabemos mais”, argumenta. Cibele reflete ainda que a crítica não deve ser destrutiva e se for não se pode deixar abater. Agora ignorar a opinião do outro e achar que já sabe tudo, isso é uma atitude de arrogância que poderá levar qualquer pessoa para o buraco.


Do outro lado: Autoconfiança x Carência Emocional

Muitas pessoas ficam pasmas quando uma mulher, que passa um total autocontrole, se “perde” numa paixão. Será possível que uma mulher tão poderosa pode deixar-se perder nas raias da paixão? A verdade nua e crua é que sim; pode e é muito comum que aconteça.

De acordo com Suely Buriasco, escritora e mediadora de conflitos o fato é que mulheres muito bem resolvidas na vida, independentes financeiramente, líderes profissionais são, muitas vezes, traídas por suas carências emocionais e sentem que manter a autoconfiança nem sempre é assim tão fácil. Como nada pode ser generalizado no comportamento humano, Suely diz que seria interessante observar alguns fatores:

1-Uma mulher que detenha poder na vida profissional, pode perturbar-se diante da realidade pela qual não consiga dominar os seus sentimentos em relação a alguém, pelo menos como gostaria ou comumente faz.

2-Acostumada a ser obedecida, cortejada e, literalmente, comandar; uma mulher poderosa pode ter grande dificuldade no relacionamento amoroso, pois a troca é uma necessidade premente, assim como a renúncia e ela não está acostumada a ceder.

3-Uma paixão não correspondida pode ser aterrorizadora para quem não aprendeu que na vida as coisas não acontecem exatamente como se quer. Dependendo das tendências dessa mulher essa situação insuportável pode fazer com que ela se torne violenta ou caia em depressão.

4-Também há mulheres que por se dedicar muito à vida profissional, deixam de lado a vida pessoal e, claro, sofrem de carências profundas por não conseguir a mesma satisfação nos relacionamentos amorosos.

“Por mais que uma mulher tenha alcançado sucesso e seja autoconfiante é importante que leve em conta que ninguém é totalmente seguro todo o tempo e em relação a todas as coisas. Assim é muito importante que encontre um ponto de equilíbrio em suas emoções e saiba agir com clareza e entendimento diante das carências naturais de qualquer ser humano”, explica Suely.


Seja homens ou mulheres, o mais importante é jamais se sentir tão poderoso a ponto de extrapolar os próprios direitos e humilhar quem quer que seja. Uma pessoa realmente poderosa é aquela que conhece os próprios limites e respeita a sua situação de igualdade em relação aos outros!





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas