Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Estresse, ansiedade ou nervosismo?

Estresse, ansiedade ou nervosismo: diferença está na intensidade



O psicólogo e Mestre em Cognição Humana, Fernando Elias José, fala em como identificar e lidar com esta insegurança que acarreta outros problemas, como a ansiedade, os problemas de relacionamento e até o mesmo o comprometimento da conquista de objetivos profissionais, pessoais e de estudos.

O trânsito está ruim, o carro quebrou, o ar está seco, o trabalho é cada vez mais difícil e os problemas familiares são muito complicados.

Quem nunca passou por situações como essas? É estresse, ansiedade ou apenas nervosismo? De acordo com o médico homeopata Yechiel Moises Chencinski,(CRM-SP 36.349) todos estão propensos a passar por momentos como esses, e é preciso atenção para diferenciar cada condição.

"Embora cientificamente sejam parecidos, podemos dizer que esses estados psicológicos recebem denominações de acordo com o grau de intensidade", considera. "Quando um indivíduo passa por uma fase aguda de ansiedade e esgotamento, por exemplo, ele vivencia o estresse", explica.

Segundo o médico, ansiedade é uma reação-base normal do organismo, responsável por adaptar o corpo a uma situação nova, em maior ou menor intensidade. Quando em um grau elevado, no entanto, essa ansiedade prejudica a capacidade de adequação e uma das consequências é, também, o estado nervoso agudo.

"Cada pessoa responde de uma forma própria e individual para cada tipo de estímulo e, às vezes, a mesma pessoa reage de maneiras diferentes mesmo em circunstâncias semelhantes. Por isso, é difícil rotular os sintomas", aponta o médico. "Nervosismo, angústia, tristeza, depressão, ansiedade, estresse, decepção. Cada uma dessas manifestações tem características específicas", ressalta.


Tratamento é importante para controlar os sintomas

Para o especialista, apesar das reações diferentes, o caminho para resolver os conflitos deve ser sempre o mesmo: procurar um profissional de saúde. "Médicos e psicólogos estão aptos a diagnosticar o problema e, assim, indicar a forma mais adequada de contornar essas situações e retomar o estado de harmonia e equilíbrio", recomenda.

"Uma das maneiras indicadas para controlar estados ansiosos são os medicamentos homeopáticos", indica. "Esses tratamentos são muito eficazes principalmente quando atuam na esfera psicológica. Eles não possuem contraindicações e não causam reações adversas", acredita.

Segundo o Dr. Chencinski, as pessoas estão predispostas a passar por situações desagradáveis, vez ou outra, e apenas é possível minimizar as reações em busca de uma estabilidade psicológica. "O mundo não é perfeito e, sendo assim, seria impossível estarmos sempre em total equilíbrio emocional", acredita.

Segundo o psicólogo Fernando Elias José, “a pessoa sente que precisa se afirmar constantemente perante os outros, mas quem é seguro de si e confiante de verdade, não precisa demonstrar isso a todo custo. Com essa atitude abrimos um espaço muito grande para a opinião dos outros sobre a nossa postura e a nossa vida, deixando-nos influenciar por opiniões que nem sempre são positivas, terminando por ser prejudicial. Permitir que estas opiniões interfiram nas nossas atitudes é uma armadilha da qual muitos precisam se desvencilhar na hora de conquistar o que desejam".


Ansiedade

É totalmente compreensível que a ansiedade seja uma das companheiras mais inoportunas quando estamos trabalhando para um determinado objetivo. Mas perde, e muito, quem não desenvolve mecanismos para controlar este sentimento. "Para combater este mal, os ansiosos precisam resgatar com esforços concretos, o espaço devido aos pensamentos condizentes com a realidade. Técnicas de respiração e alongamento podem quebrar a ansiedade", diz o especialista Fernando.


Os principais transtornos de ansiedade são:

- Preocupações excessivas com trabalho, dinheiro, família e saúde;

- Pânico ou pavor depois de uma situação difícil;

- Tensões ou medos hiperbólicos que dificultem a concentração em outras atividades;

- Carência de controle sobre os pensamentos, atitudes e imagens, que se repetem de forma involuntária à vontade.


Especialistas apontam alimentos que apresentam aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam no combate a ansiedade e eleva os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.



Alimentos que ajudam a combater a ansiedade


- Ovos, leites e derivados magros: apontados como uma excelente fonte de um tipo de aminoácido, o tripofano alivia os principais sintomas da ansiedade. Especialistas apontam que o tripofano aumenta a produção de serotonina (conhecido popularmente como hormônio da felicidade);

- Frutas Cítricas: as frutas cítricas apresentam vitamina C, que auxilia a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em reação a ansiedade e ao estresse. E com isso aumentam a sensação de tranquilidade, além de promover o funcionamento adequado do sistema nervoso;

- Chocolate: o chocolate é um alimento rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que melhora a produção de serotonina e contribui para aplacar a sensação de ansiedade. Os especialistas recomendam aproximadamente 30 gramas de chocolate por dia, de predileção amargo, que é mais rico em flavonoides;

- Jabuticaba: uma fruta rica em carboidratos, e vitaminas do complexo B, que atuam como antidepressivos, além de combater a anemia e aumentar as defesas do organismo por conta do ferro e da vitamina C respectivamente;

- Carnes e Peixes: são as fontes mais naturais de tripofano, que em parceria com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina que também contribui no processo do sono;

Quando tratada grande parte das pessoas que conviviam com a ansiedade patológica, passam a retomar suas atividades de forma satisfatória, uma vez diagnosticada precocemente maior são as chances de melhores resultados para o tratamento.


Segundo Dr. Moisés, ele sugere para o leitor do Sentir Bem, Dez passos em busca da harmonia, que são:

1. Se alimentar corretamente

2. Manter o corpo hidratado

3. Praticar atividades físicas regularmente

4. Manter o equilíbrio espiritual e relaxar (meditação, ioga, respiração entre outros)

5. Trabalhar naquilo que gosta e em ambiente físico e emocionalmente saudável

6. Ter tempo para o lazer (cinema, teatro, leitura, passeios, viagens)

7. Preservar o vínculo familiar e as amizades

8. Ir a consultas médicas preventivas regulares (homeopatia, acupuntura, alopatia, fitoterapia)

9. Dedicar um tempo a não fazer nada (de vez em quando, é muito legal não fazermos nada, intencionalmente)

10. Estar de bem com a vida


O importante é você se sentir bem e achar válvulas de escape para minimizar os efeitos do estresse, do dia a dia!


Veja mais sobre o assunto em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas