Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Aprenda a autogerenciar seu tempo!

26/06/2013


O desafio da gestão de tempo



O mercado corporativo preza por profissionais que se atualizem e mantenham-se capacitados. O autoconhecimento é um fator decisivo para manter a produtividade elevada dentro de uma equipe e um dos grandes desafios da atualidade para o sucesso está na gestão do tempo.
Com tantos compromissos no dia-a-dia, a falta de tempo passou a ser a grande vilã dentro das organizações. A principal questão está em aprender a se autogerenciar no tempo, uma vez que ele é invariável. São 24h disponíveis para serem administradas e organizadas conforme as prioridades estabelecidas pelo indivíduo.

Dentro deste cenário, conhecer as próprias características fortes e fracas e organizar-se com relação às limitações é o ponto de partida para melhorar a produtividade e ganhar destaque no ambiente de trabalho. Segundo Caroline Calaça, especialista em coaching executivo, grande parte da população não consegue priorizar atividades e não possuem critérios para distinguir entre o que é importante, urgente e o que possui grande impacto sobre seus resultados, do que pode ser delegado para alguém ou até eliminado de suas atividades. A dificuldade de organização e planejamento do tempo provoca queda de resultados.

“As pessoas criaram o hábito de culpar a escassez de tempo por atividades não realizadas no prazo estipulado, quando na verdade o único responsável por gerí-lo é o próprio indivíduo. Os principais comportamentos que provocam desperdício de tempo, além das distrações, são a falta de foco, a centralização e a dificuldade em falar não no trabalho e o resultado disso é a demora em conquistar objetivos”, completa a especialista.

Segundo Caroline, existem dicas importantes a serem seguidas quando o assunto é gestão de tempo. As cinco principais, são:

1) Organização – manter documentos e anotações em ordem é de extrema importância para que o trabalho seja realizado de maneira rápida e assertiva;

2) Planejamento – preencher uma lista com todas as atividades a serem realizadas e só depois incluí - las na agenda da semana priorizando as mais fáceis e rápidas e as mais urgentes, considerando neste agendamento possíveis imprevistos

3) Priorizar afazeres – dentro das atividades que serão realizadas em um dia específico é necessário priorizar por grau de importância. Uma dica é realizar primeiro as atividades fáceis e rápidas e depois as urgentes.

4) Delegar funções – centralizar as atividade para si resultará em desgaste, baixo rendimento na organização e atraso nos prazos. Distribuir funções e prezar pelo crescimento da instituição é a melhor saída.

5) Autoconhecimento – Manter-se atualizado e desenvolver habilidades que auxiliem no crescimento profissional e pessoal. São esses profissionais que estão na mira das empresas.



Veja mais sobre o assunto em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas