Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Ter é bom, mas ser é fundamental!

Ter é bom, mas ser é fundamental (*)

Tenho percebido de uns tempos pra cá uma séria inversão de valores: o ser humano tem valorizado muito aquilo que tem, e pouco aquilo que é. Pessoas procurando ter sempre mais, sem se importar se suas atitudes encaixam-se em seus princípios, seus valores. Isso ao invés de tentarem tornar-se pessoas melhores, com consistência e em busca do aperfeiçoamento contínuo.



Existe hoje uma certa obsessão pela palavra ter. Grifes, restaurantes badalados, carros do ano. Tudo isso é muito bom, mas se junto não esquecermos do que realmente importa, da nossa essência. Quando a essência é perdida, nos contaminamos com o vírus do consumismo exagerado e ilusório, a fim de ocupar um espaço vazio que existe em nossas vidas.

Digo ilusório pois me refiro à sensação de bem estar e satisfação que ganhamos quando compramos algo. Uma falsa sensação pois, depois de um curto espaço de tempo, aquele vazio que sentíamos voltará a aparecer, nos levando ao mesmo estado de inquietação que estávamos antes - as vezes até pior, pois aquele dinheiro gasto já tinha destino certo, e ainda teremos que nos preocupar em repor. Nossas frustrações e decepções não se apagarão com o consumismo e o poder. Mas somente quando entendermos isso, começaremos a enxergar de outra forma nossa relação com o ser e o ter.

O ser humano busca conforto e luxo, mas não consegue perceber que o melhor conforto está em ter paz de espirito, equilíbrio emocional e controle sobre seus impulsos. Não adianta só pensar em adquirir se não conseguimos nos entender, não nos olhamos profundamente e, muito menos, sem descobrir o que realmente queremos e precisamos para termos uma vida feliz.

Vivemos em um processo de crescimento e evolução que não corresponde com esse consumismo exagerado. Pessoas buscando a perfeição estética, deslumbradas com o poder, esquecendo-se do significado das palavras família, amigos, bem estar e qualidade de vida. Por isso existem hoje tantas pessoas doentes de alma, pois perderam o controle de suas próprias vidas.

O poder do homem nos dias de hoje é ilimitado. Chegamos à lua, possuímos tecnologias avançadíssimas, conseguimos a liberdade de expressão, somos pessoas livres. Mas ao mesmo tempo somos totalmente mal resolvidos internamente, cada dia mais distantes de nossos valores, de nosso objetivo de vida. Muitos esqueceram até o significado das palavras amor e solidariedade. Somos seres humanos e precisamos uns dos outros. Aos poucos, temos nos tornado cada dia pessoas mais egocêntricas, que buscam a excelência apenas no ter.

Infelizmente, enquanto gastarmos energia potencializando apenas coisas materiais, continuaremos na contra mão, nos perderemos ainda mais uns dos outros e sequer saberemos qual o nosso real propósito nessa vida.

Todos devemos ter uma meta. É extremamente importante ter um objetivo, sonhos, e lutar para conquistá-los. Porém, temos que ter um equilíbrio nesta busca, uma equalização entre o querer e o poder. Não se perca de si próprio. Você é a peça chave de sua vida. E só quando você entender que é muito recompensador ter, mas fundamental ser, encontrará o caminho da real satisfação, da realização e da felicidade.

(*) Por Renata Rissato





Veja mais sobre o assunto em:

1) Como ser um líder e estar sempre motivado com Nilson Redis Caldeira

2) Transformação Humana com Flavia Lippi





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas