Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Atitudes para se manter motivado no trabalho e ter sucesso!

O empenho e a motivação dos colaboradores contribuem diretamente para o sucesso de uma organização. Veja aqui dicas para se manter motivado e como chegar ao sucesso!


Atitudes para se manter motivado no trabalho e ter sucesso!

Recentemente, o mundo corporativo passou a notar que o maior ativo de uma empresa são as pessoas e que, por meio delas é possível obter resultados surpreendentes. Em um cenário tecnológico em constante evolução, a pressão por resultados e inovação cresce consideravelmente nestas circunstâncias e trabalhar em equipe possibilita agilidade no desenvolvimento de projetos e ampliação da capacidade criativa e qualidade. O desejo de todas as organizações é construir equipes de alta performance e para isso, o primeiro passo é garantir que as pessoas estejam capacitadas e motivadas.

Estímulos motivacionais não devem partir apenas das corporações, ou seja, não são somente externos. Pesquisas comprovam que benefícios e salários atraentes não são suficientes para influenciar positivamente o desempenho de um funcionário. Daí a importância de mudar hábitos, capacitar a liderança e criar uma cultura de valorização da auto motivação, educando as pessoas a encontrarem dentro delas mesmas as razões que as movem.

“Motivação significa motivos para a ação. Todo indivíduo tem a capacidade de gerar dentro de si energia suficiente para se mover, mas poucos adotam esta prática. Isto porque a tendência dos seres humanos é buscar a zona de conforto. Cabe a cada um se conscientizar de seus alvos e entender qual é o ônus a pagar pelos bônus que deseja receber e responsabilizar-se por tomar decisões congruentes com o que deseja para si”, afirma Caroline Calaça, especialista em coaching corporativo e desenvolvimento de liderança.

Ao contrário do que se pratica, promover a competição excessiva entre os membros de um grupo e gerir pela pressão por resultados constantemente pode resultar em fadiga e falta de motivação. Com o tempo as pessoas se sentem incapazes de alcançar alvos e desistem. Se acostumam a entregar muito menos do que as metas, inatingíveis, propostas pela empresa e com o tempo, a queda da produtividade não incomoda mais.

A mudança de hábitos começa pela formação e orientação dos gestores. Segundo Caroline Calaça, cabe à liderança a capacidade de auxiliar seus liderados a descobrirem individualmente o “combustível” necessário para colocá-los em movimento. E até que estejam aptos a se “abastecerem” sozinhos, o líder precisa diariamente vincular os desafios propostos aos ganhos que fazem sentido para cada um e, além disso, perceber qual é a dosagem ideal de estímulo para cada pessoa de sua equipe.

Quando se exerce a função de gestor é importante manter proximidade e uma relação aberta com os indivíduos, entender quais são os pontos positivos e negativos de cada membro, fazer com que as pessoas reconheçam os talentos uns dos outros e incentivá-las a cooperar mutuamente. Os colaboradores têm a necessidade de fazer parte de um time, desejam aprender e se sentirem úteis constantemente.

A partir do desenvolvimento das capacidades e habilidades individuais é possível construir as bases para uma equipe insuperável. O dever do gerente é cuidar de cada pessoa para que se torne um grande talento e ao mesmo tempo garantir que em um grupo repleto de talentos, prevaleça a humildade para aprender e a capacidade de compartilhar os méritos e as glórias com os demais integrantes da equipe.

Manter um bom relacionamento interpessoal entre os funcionários e oferecer desafios compatíveis com o potencial de cada um, desperta a motivação. “Não evite conflitos na equipe, ajude as pessoas a resolverem as dificuldades de forma madura, responsabilize os indivíduos por suas atitudes e escolhas, seja coerente e justo quando se posicionar como gestor, esclareça os níveis de autonomia, incentive-os a assumir riscos conscientes e acima de tudo utilize os erros como oportunidade de aprendizado para o time”, completa a especialista.

“Um bom líder deve saber propor desafios e direcionar sua equipe a se superar ao realizar cada tarefa, além de capacitar mais e mais a cada novo projeto, estipular metas individuais e coletivas utilizando sempre o feedback individual e reconhecendo os méritos da equipe. Este é o caminho adequado para manter todos os funcionários motivados no ambiente organizacional”, explica Calaça.


De acordo com Caê Nóbrega, especialista em liderança e executivo da Crescimentum Consultoria, existe 4 armadilhas para um Líder não chegar ao sucesso. Segundo Caê, “é comum muitos artigos apontarem quais são os passos para o sucesso, qual o melhor caminho ou quais etapas um líder deve seguir”.

Caê, selecionou então 4 armadilhas que os líderes podem cair e prejudicar sua carreira. Veja, logo abaixo, quais são elas:

1 – Se achar a maior estrela do universo.
É comum na busca do sucesso, vários líderes perderem contato com a realidade. Acreditam estarem certos sobre tudo o tempo todo e suas histórias são as melhores e seus exemplos são os mais corretos a serem seguidos.
Para se dar bem com ele, basta bajular, supervalorizá-lo e enchê-lo de feedbacks positivos que reforcem quem ele pensa que é. Afinal ele é tão perfeito em seu modo de ver, que seu único defeito é ser mais rápido e mais preparado que as pessoas que não pensam como eles.
Rebatem feedbacks negativos, justificando, apontando os erros dos outros e com esse comportamento perdem uma importante chance de conhecer como podem se tornar melhores.
Com o tempo as pessoas desistem deles não dando mais feedbacks e deixando-os viver em suas redomas perfeitas.

2 - Não saber perder.
Eu amo futebol, em minha infância, aprendi a conviver com uma regra que infelizmente no mercado corporativo se repete todos os dias em vários lugares. O dono da bola tinha que ganhar sempre, impor suas regras e escolher seu time ou iria pegar sua bola e ir para sua casa deixando os outros sem brincar.
Na liderança, é comum devido à escassez de líderes preparados encontrarmos esse tipo de líder nos mais altos postos de liderança.
Alguns maquiam esse “Não sabem perder” com os comportamentos de serem competitivos. Eu prefiro definir como insegurança pura! Eles sabem sobre suas instabilidades, pontos fracos e suas limitadas habilidades para liderar e possuem um medo absurdo de suas máscaras caírem.
Vivem sob tensão pois imaginam e fantasiam que todos estão contra eles tramando como desmascará-los o tempo todo. Terceirizam tudo o que acontece de ruim para os outros sempre com respostas e justificativas para reforçar tal comportamento caçando sempre um culpado por suas derrotas.
Eles acreditam que não erram, apenas se enganam de vez em quando.

3 – Vencer a qualquer custo.
Você já ouviu a expressão: O Sucesso subiu a cabeça dele!
Esse é o líder que ao se deparar com o poder para tomar decisões e o prestígio que o cargo lhe traz, não administra bem esses componentes e permite que o sucesso suba sua cabeça.
Esse prestígio passa de reconhecimento baseado em meritocracia à necessidade diária e como uma droga, esse líder tende a passar por cima dos limites éticos e até valores pessoais acreditando que os fins justificam os meios para conquistá-la a cada dia.
Ao estar no primeiro lugar do pódio na volta da França por várias vezes, Lance Armstrong ( ex-ciclista americano que foi banido eternamente e desclassificado de todos seus resultados obtidos desde agosto de 1998, pelo uso e distribuição de Dopagem bioquímica), se perdeu de seus valores e sua essência e usou todos os métodos possíveis para vivenciar o prestígio que a vitória trazia sempre. Em seu modo de ver, ele estava fazendo a coisa certa.

4 – Isolamento
Um dos modelos mais praticados dentro de grandes organizações é que quanto mais um profissional sobe e cresce em sua organização, menor é o contato com as pessoas.
Compartilhar seus medos e inseguranças com seus liderados é demonstrar perda de poder, com seus pares é transparecer fraqueza e com seus amigos e familiares é demonstrar insegurança. Alguns executivos nesse momento desequilibram sua vida pessoal, tomando a posição de minha vida é meu trabalho, dedicando-se cada dia mais a suas metas e seus fantasmas corporativos. Com o tempo pequenos erros tornam-se enormes aumentando o tamanho do buraco nesse tipo de liderança.
Após ler sobre essas 4 armadilhas, é só colocar no papel o nome de cada pessoa que veio em sua mente no momento da leitura de cada uma delas.
Fácil, não? O problema não está em quais de seus líderes se encontra nessas armadilhas e sim em quais delas você pode estar caindo nesse momento.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas:

Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira

Liderança para Mulheres com Flávia Lippi








Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas