Comportamento
Testes
Descubra como está a sua Inteligência Emocional


Quais o tipos e tratamentos dos cistos sebáceos?

Dermatologista explica sobre estes cistos que são benignos mas muitas vezes antiestéticos! Confira aqui!

Apesar de não apresentar nenhum incômodo e prejudicar a estética, os cistos sebáceos são pequenos caroços localizados em baixo da pele, sendo encontrado no couro cabeludo, face e tronco. Os nódulos variam de tamanho, são móveis, indolores e possuem uma consistência elástica ou endurecida. O cisto sebáceo não é cancerígeno e geralmente não requer tratamento médico. Porém, se o cisto continuar a crescer, pode ficar com aparência ruim, dolorido ou infeccionado.

Segundo a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira (CRM- SP- 107351), dependendo do caroço ele pode liberar um material cinza esbranquiçado com odor fétido. “Os cistos são considerados assintomáticos, porém, quando são encontrados na extremidade óssea do tronco ou no couro cabeludo, podem causar um desconforto na hora de deitar ou encostar. Esses movimentos podem causar a inflamação devido à ruptura da cápsula, tornando o cisto avermelhado, quente e doloroso”, explica a médica.

Tipos de Cistos
“Os cistos sebáceos se formam quando as células da superfície vão mais fundo na pele e se multiplicam. Geralmente, esse processo ocorre quando existe a presença de pequenos folículos pilosos ou quando as glândulas de óleo são maiores” ressalta a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira.

Entre os caroços mais encontrados podemos destacar os epidérmicos e triquilemais e millium. A dermatologista Miriam Sabino de Oliveira explica a causa de cada um deles:

1) Cistos epidérmicos

São os cistos mais comuns, eles crescem lentamente e ocorrem na face, pescoço, dorso e escroto. A sua origem está relacionada à proliferação de células da epiderme dentro da derme, sendo uma causa genética.

2) Cistos triquilemais

Apesar de ser frequente igual ao cisto epidérmico, a sua causa está associada ao folículo piloso e aparece normalmente no couro cabeludo.


3) Millium

São pequeninas lesões amareladas ou esbranquiçadas, superficiais, localizadas com frequência na face e ao redor dos olhos.

“As lesões se manifestam formando cistos de coloração amarelada, arredondados, com dimensões que variam de poucos milímetros a um centímetro”, ressalta a dermatologista Miriam Sabino.


Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver os cistos sebáceos, porém, existem alguns fatores que podem desencadear o surgimento do caroço:

Puberdade – eles raramente aparecem antes da puberdade.

Sexo masculino - os homens são mais propensos a ter o cisto sebáceo.

História de acne - pessoas que apresentam um quadro mais grave de acne tem predisposição a cisto sebáceos.

Exposição ao sol – o cisto millium pode aparecer em homens e mulheres que ficam expostos ao sol por muito tempo.

Lesões na pele - qualquer trauma ou inflamação na pele pode aumentar o risco de um cisto sebáceo se desenvolver.


Tratamentos
A melhor forma de tratar o cisto é o procedimento cirúrgico para sua retirada completa. O tipo, tamanho e a localização são critérios relevantes para decidir qual cirurgia será feita. Dependendo do grau do cisto, apenas uma incisão pode resolver o problema.

“O ideal é retirar toda a cápsula do cisto, pois a sua permanência ou de qualquer fragmento pode ser responsável pelo retorno da lesão”, aconselha a médica Miriam Sabino de Oliveira.

Quando procurar ajuda do dermatologista?
Não hesite em procurar tratamento quando você notar que os cistos sebáceos estão crescendo rapidamente, pele irritada, nódulo doloroso ou quando o caroço sofrer rupturas. Evite espremer o cisto para evitar infecção, manchas e cicatrizes.



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin

Dermatologia com Dra. Érica Monteiro





Veja mais

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Você lida com introvertidos no trabalho?

Como identificar um mentiroso?

Seja contratado pela sua inteligência!

Viva com menos e seja feliz!



Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas